Criação de uma organização sem medo por meio do diálogo interinstitucional entre controle e gestão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorBarros, Sérgio Ricardo da Silveira-
Autor(es): dc.contributorBraga, Marcus Vinicius de Azevedo-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Bernardo Abreu de-
Autor(es): dc.creatorLyra, Carina Franco Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35527-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918810-
Descrição: dc.descriptionA valorização dos órgãos de controle após a Constituição de 1988 e os diversos escândalos de corrupção que ocorreram no Brasil nas últimas décadas impulsionaram a fiscalização dos gastos públicos na Administração Pública direta e indireta do Poder Executivo. Alves e Homerin (2016) argumentam que a atuação do controle estatal cria uma tensão entre esses órgãos e inviabiliza a mudança necessária para a evolução das políticas públicas. O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre órgãos de controle e órgãos de gestão e verificar as raízes dessa tensão, a fim de apontar as possíveis causas e consequências e discutir a possibilidade de ações convergentes para criar um ambiente favorável à inovação. Para se chegar ao objetivo pretendido foi utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa, cujo método de estratégia de investigação escolhido foi a Teoria Fundamentada em Dados (Grounded Theory), que permitiu construir propósitos a partir da análise de dados colhidos por meio de entrevistas com servidores públicos que atuam nos órgãos de controle e órgãos de gestão de três entes subnacionais. Os resultados encontrados indicam que a tensão entre esses órgãos decorre da assimetria de capacidades existente entre eles, da precariedade e descontinuidade dos serviços operacionais da Administração Pública Executiva, causando um ambiente de insegurança, medo e aversão ao risco para o tomador de decisões e, consequentemente, inapropriado para a inovação do serviço público. Assim, os dados indicam a necessidade de encontrar ações convergentes e mais pedagógicas a partir da criação de um diálogo interinstitucional e canais de comunicação para a troca de conhecimentos técnicos entre esses órgãos, bem como a valorização dos serviços operacionais da Administração Pública Executiva através da tecnologia da informação, infraestrutura e realização de concursos públicos.-
Descrição: dc.descriptionThe valorization of the control agencies after the 1988 Constitution and the various corruption scandals that occurred in Brazil in recent decades have boosted the inspection in the public spending in the direct and indirect public administration of the executive authority. Alves e Homerin (2016) argue that the performance of state control creates tension among these bodies and makes the necessary change for the evolution of public policies unfeasible. The present work had as its objective to analyze the relationship between control agencies and management agencies and to verify the roots of this tension, in order to point out its possible causes and consequences and discuss the possibility of convergent actions to create a favorable environment for innovation. To reach the intended objective, a qualitative research approach was used, whose research strategy method chosen was the Grounded Theory, which allowed the construction of purposes from the analysis of data collected through interviews with civil servants who work in the control bodies and management bodies of three subnational entities. The results found indicate that the tension between the management and control bodies stems from the asymmetry of capacities existing between them, from the precariousness and discontinuity of the operational services of the Executive Public Administration, causing an environment of insecurity, fear and risk aversion for the decision maker and, consequently, inappropriate for public service innovation. Thus, the data indicate the need to find convergent and more pedagogical actions from the creation of an inter-institutional dialogue and communication channels for the exchange of technical knowledge among these bodies, as well as the valorization of the operational services of the Executive Public Administration through information technology, infrastructure, and holding public contests.-
Descrição: dc.description180 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectÓrgãos de controle-
Palavras-chave: dc.subjectTribunal de contas-
Palavras-chave: dc.subjectAssimetria de capacidades-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectControle de custo-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de despesa pública-
Palavras-chave: dc.subjectPublic management-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectControl organs-
Palavras-chave: dc.subjectCourt of accounts-
Palavras-chave: dc.subjectAsymmetry of capabilities-
Título: dc.titleCriação de uma organização sem medo por meio do diálogo interinstitucional entre controle e gestão-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.