Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gama, Liasse Monique de Pinho | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Verusca Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Soraia Geraldo Rozza | - |
Autor(es): dc.creator | Arruda, Guilherme Oliveira de | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Helder de Pádua | - |
Autor(es): dc.creator | Baptista, Cremildo João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:35:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:35:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35560 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226577 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918790 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Conhecer a vivência com o distanciamento social, no período inicial da pandemia da COVID-19, e o estado emocional de estudantes universitários. Método: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com 237 estudantes de instituição de ensino superior pública, situada no centro-oeste brasileiro. Dados coletados virtualmente, por questionário eletrônico, lançados em planilha e submetidos à análise descritiva e de conteúdo temática. Resultados: Emergiram as categorias Entre mudanças emocionais e dificuldades de adaptação ao ensino remoto e Distanciamento social e aproximação com o próprio ser. As narrativas sugerem a vivência de preocupações, ansiedade, abalo e instabilidade emocional com o distanciamento social e o ensino remoto de emergência no período pandêmico, e denotam maior tempo para o autocuidado e a convivência em família. Conclusão: Faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias intersetoriais de promoção da saúde e prevenção de transtornos mentais, em parceria com a instituição de ensino, ajustadas ao contexto. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Objective: To understand the experience of social distancing in the initial period of the COVID-19 pandemic and the emotional state of university students. Method: A qualitative, exploratory-descriptive study was carried out with 237 students from a public higher education institution located in the Midwest region of Brazil. Data was collected virtually by electronic questionnaires, released in a spreadsheet, and subjected to descriptive analysis and thematic content analysis. Results: Two categories emerged: "Between emotional changes and difficulties in adapting to remote teaching" and "Social distancing and approximation with the self". The narratives suggest the experience of worries, anxiety, shock, and emotional instability due to social distancing and remote teaching during the pandemic and denote more time for self-care and family coexistence. Conclusion: It is necessary to develop intersectoral strategies for health promotion and prevention of mental disorders, in partnership with the educational institutions, adjusted to the current context. | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Online Brazilian Journal of Nursing | - |
Relação: dc.relation | ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285. | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemics | - |
Título: dc.title | Distanciamento social na pandemia da COVID-19 e estado emocional de estudantes universitários: estudo descritivo-exploratório | - |
Título: dc.title | Social distancing and emotional state of university students in the COVID-19 pandemic: a descriptive-exploratory study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: