‘Se é Bayer é bom’, mas também é do bem? Estudo de caso sobre ESG e comunicação da multinacional alemã

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrtiz, Anderson-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Lilian Soares P. Souza-
Autor(es): dc.contributorMurad, Eduardo Guerra-
Autor(es): dc.creatorSilva, Paula Bastos Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34280-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918770-
Descrição: dc.descriptionO estudo se propõe a contextualizar sobre a tendência crescente do tema sustentabilidade até a chegada ao termo ESG (Environmental, Social and Governance), recorrendo a fatos históricos e conceitos comunicacionais. Por meio de levantamento bibliográfico, evidencia-se o amadurecimento do tema da sustentabilidade; do surgimento de novos atores na esfera pública a cobrar posicionamentos mais éticos e transparentes das empresas; da resposta dos poderes públicos às demandas de sustentabilidade da sociedade; as maneiras como as empresas se apropriam e se adaptam ao tema da sustentabilidade, aderindo ao conceito ESG, que se caracteriza por uma diretriz aplicada na prática e acompanhada por indicadores tangíveis de resultados. Como estudo de caso, analisa-se o posicionamento ESG da multinacional alemã Bayer, envolvendo uma avaliação das estratégias e ações adotadas pela empresa, bem como a percepção do público que a circunda. Conclui-se que empresas de presença global de destaque enfrentam pressões externas crescentes para adotar práticas de ESG em suas estratégias institucionais, sendo importante a escuta dos atores impactados por seus negócios, tomada de medidas efetivas para cumprir as leis e excedê-las, quando possível, visando equilibrar interesses do negócio com as necessidades do meio ambiente e da sociedade.-
Descrição: dc.descriptionThe study proposes to contextualize the growing theme of sustainability until the arrival of the term ESG (Environmental, Social and Governance), using historical facts and communicational concepts. This study also proposes to analyze the ESG positioning of the German multinational Bayer, involving a detailed assessment of the strategies and actions adopted by the company and the public's real perception. The conclusion is that companies with a prominent global presence, such as Bayer, face external pressure to adopt ESG practices in their institutional strategies, therefore, it is extremely important that listening to these companies takes into account the voices of the actors impacted by its businesses, aiming to balance commercial interests with the needs of the environment and society.-
Descrição: dc.description59 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectESG-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresa multinacional-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectESG-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectODS-
Título: dc.title‘Se é Bayer é bom’, mas também é do bem? Estudo de caso sobre ESG e comunicação da multinacional alemã-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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