
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Camila Rosa Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Mayara de Carvalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ladário da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:35:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:35:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34727 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918760 | - |
| Descrição: dc.description | O presente relato descreve a elaboração e aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo que trabalha um conteúdo de Química a partir de uma metodologia ativa. Para isso, utiliza da temática forense para atrair o interesse dos alunos, visando a maior participação dos mesmos durante o processo de ensino-aprendizagem. A Sequência de Ensino Investigativo foi estruturada em etapas e aplicada entre duas aulas, com resultados coletados por diferentes instrumentos de avaliação, em função do objetivo de cada etapa. A experiência contribuiu não apenas para o desenvolvimento dos alunos, mas também enriqueceu aqueles que pesquisaram, desenvolveram e aplicaram o estudo. | - |
| Formato: dc.format | 11 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
| Título: dc.title | Sequência de ensino investigativo com a temática forense para o ensino de química | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Relatório | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: