Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Jean Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7824407870274493 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonzaga, Glaucia Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1055446047081201 | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Paloma Coutinho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34820 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918755 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como a rede social Instagram vem sendo utilizada por docentes da Educação Básica, na abordagem de conteúdos relacionados às disciplinas de Ciências e Biologia. A Internet e as redes sociais estão integradas, de maneira significativa, na rotina da sociedade, com destaque, sobretudo, no que tange às relações interpessoais. Tendo em vista que a grande maioria dos jovens se encontra conectada às redes sociais, estas se apresentam como potenciais ferramentas auxiliares nos processos de ensino e aprendizagem. A fim de obter informações sobre este cenário, foi realizado um levantamento bibliográfico na plataforma Google Scholar, com o uso de descritores relacionados à temática e delimitação temporal de trabalhos publicados entre 2018 e 2022. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, foram selecionados sete trabalhos (cinco artigos de periódicos e dois trabalhos de conclusão de curso) para a realização de uma Análise de Conteúdo (Flick, 2008). Para tal, foram estabelecidas as seguintes categorias de análise: (i) recursos do Instagram; (ii) problemas e/ou desafios enfrentados na utilização do Instagram; (iii) percepções dos alunos sobre o uso do Instagram. Os dados obtidos sugerem que a rede social Instagram é capaz de contribuir para um ambiente de ensino mais dinâmico, interativo e colaborativo, com a disponibilização de uma variedade de recursos que podem ser utilizados para o desenvolvimento de conteúdos abordados pelas disciplinas de Ciências e Biologia, contribuindo para a sua aprendizagem. Contudo, observa-se que os benefícios do uso de recursos tecnológicos no contexto educativo poderiam impactar um número maior alunos e professores, se reduzidas as desigualdades sociais, educacionais e digitais, ainda tão presentes na sociedade brasileira. | - |
Descrição: dc.description | The present research has the general objective of analyzing how the social network Instagram has been used by Basic Education teachers, when approaching content related to Science and Biology. The Internet and social networks are significantly integrated into society's routine, with emphasis, above all, on interpersonal relationships. Considering that the vast majority of young people are connected to social networks, these are potential auxiliary tools in the teaching and learning processes. In order to obtain information about this scenario, a bibliographic survey was carried out on the Google Scholar platform, using descriptors related to the topic and temporal delimitation of works published between 2018 and 2022. After applying established inclusion and exclusion criteria, seven works were selected (five journal articles and two course completion papers) to carry out a Content Analysis (Flick, 2008). To this end, the following analysis categories were established: (i) Instagram resources; (ii) problems and/or challenges faced when using Instagram; (iii) student perceptions about the use of Instagram. The data found suggests that the social network Instagram is capable of contributing to a more dynamic, interactive and collaborative teaching environment, with the provision of a variety of resources that can be used to develop comprehensive content for the subjects of Science and Biology, contributing to their learning. However, it is observed that the benefits of using technological resources in the educational context could impact a greater number of students and teachers, if social, educational and digital inequalities, still so present in Brazilian society, were reduced. | - |
Descrição: dc.description | 58 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos tecnológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social media | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological resources | - |
Título: dc.title | O uso da rede social Instagram como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: