Experiência multissensorial de autocuidado: um convite a um olhar afetuoso consigo mesma

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPolivanov, Beatriz Brandão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9767195672186044-
Autor(es): dc.contributorReis, Mayka Juliana Castellano-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7731342639757477-
Autor(es): dc.contributorSouza, Ana Luiza de Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1844838930927561-
Autor(es): dc.creatorMayall, Gabriela Cox-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:34:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:34:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33912-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918748-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se propõe pensar a importância de práticas de autocuidado através de uma experiência com estímulos multissensoriais, desde o tato afetuoso relaxante até o convite a um olhar no espelho após a realização de uma maquiagem, envolvendo ainda os demais sentidos (audição, olfato e paladar). Nesse âmbito, há reflexões sobre humanização das marcas, branding sensorial, conceito de beleza, padrões estéticos e o diálogo sobre os gestos de autocuidado como uma escolha possível dentro da realidade de cada mulher, e não como uma obrigação. Foram selecionadas seis mulheres para participarem da pesquisa, sendo três através de concurso cultural promovido pelas marcas @ceumomento e @gabimaquiadora no Instagram e três através de abordagem presencial no campus do Gragoatá da UFF. Duas das seis participantes são mães. Foram aplicados questionários a elas visando entender como se sentiam antes e após a experiência multissensorial e quais sentidos atribuíram a ela. Os resultados apontam para sensações relatadas de relaxamento, felicidade e elevada autoestima. O produto prático desta pesquisa é um vídeo com cerca de 16 minutos que apresenta, de forma sintética, todas as etapas do trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims at thinking about the importance of self-care practices through an experience with multisensory stimuli, from the relaxing touch to the invitation to look in the mirror after applying make-up, apart from affecting other senses (hearing, smell and palate). In this context, there are reflections on the humanization of brands, sensory branding, the concept of beauty, aesthetic standards, and the dialogue about self-care gestures as a possible choice within the reality of each woman, and not as an obligation. Six women were selected to take part in the research: three were chosen by means of a cultural competition promoted by the brands @ceumomento and @gabimaquiadora on Instagram, and three were chosen by means of a presential approach at Fluminense Federal University (UFF). Two of the six participants are mothers. They answered two questionnaires that sought to understand their feelings before and after the multisensorial experience, and what meanings they attributed to it. Results point to reports of relaxation, happiness and elevated self-steem. The product of this research is a 16-minute-long video that presents all the steps of this work.-
Descrição: dc.description39 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMultissensorialidade-
Palavras-chave: dc.subjectAutocuidado-
Palavras-chave: dc.subjectMaquiagem-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectAutocuidado-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectBeleza feminina (Estética)-
Palavras-chave: dc.subjectMultisensoriality-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-care-
Palavras-chave: dc.subjectMake-up-
Palavras-chave: dc.subjectAffect-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Título: dc.titleExperiência multissensorial de autocuidado: um convite a um olhar afetuoso consigo mesma-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.