Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Esteban, Maria Teresa | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Luiz Guilherme de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalieri, Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Guerreiro, João | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Maria Tereza Goudard | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fabiano Soares da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33616 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918741 | - |
Descrição: dc.description | A tese Da poética trivial às experiências educativas em territórios periféricos se constitui como uma pesquisa construída no contexto social e periférico de Belford Roxo, buscando com os sujeitos a representificação da memória coletiva e das experiências vividas sob seus desdobramentos na copresença, visando estabelecer compreensões de práticas educativas transformadoras e o fortalecimento das lutas triviais. A abordagem metodológica se apoiou nos estudos com o cotidiano que, a partir do diálogo com os sujeitos, se constituiu como importante instrumento para pensar as questões propostas na pesquisa e seus desdobramentos sobre os processos educativos, as aprendizagens sistematizadas pelos sujeitos das classes populares e as circularidades culturais com que as práticas culturais de outrora revigoram as experiências nas interações interpessoais no contexto do presente vivido. Dessa maneira, com as contribuições advindas do movimento de educação popular e seu acúmulo teórico e de práticas, pode-se estabelecer compreensões sobre os processos educativos evidenciados nas inter-relações dos sujeitos a partir do território e as rugosidades das experiências, das memórias e redes de saberes. Nesse viés, a pesquisa trilhou a reflexão sobre as experiências educativas e os ecos e os passos dos sujeitos de contextos populares, para cunhar demarcações de uma história viva e de múltiplas tensões nos territórios. Todavia ecoam sobre as reflexões o acúmulo de práticas e epistemologias frutos das lutas populares, das ações de sujeitos, grupos e coletivos que buscaram/buscam sonhar junto as experiências mais triviais no cotidiano para contrapor-se às práticas de colonialidade, de subalternização e da cultura do silêncio/medo. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | La tesis De la poética trivial a las experiencias educativas en territorios periféricos es una investigación construida en el contexto social y periférico de Belford Roxo, buscando con los sujetos la “representificación” de la memoria colectiva y las experiencias vividas bajo su despliegue en copresencia, con el objetivo de establecer comprensiones de prácticas educativas transformadoras y fortalecedoras de las luchas triviales. El abordaje metodológico se basó en estudios con lo cotidiano que, a partir del diálogo con los sujetos, se constituyó como un instrumento importante para pensar las preguntas planteadas en la investigación y su despliegue sobre los procesos educativos, los aprendizajes sistematizados por los sujetos de las clases populares y las circularidades culturales con las que las prácticas culturales del pasado revitalizan las experiencias en las interacciones interpersonales en el contexto del presente vivido. De esta manera, con los aportes provenientes del movimiento de educación popular y su acumulación teórica y práctica, es posible establecer comprensiones sobre los procesos educativos evidenciados en las interrelaciones de los sujetos desde el territorio y la rugosidad de las experiencias, memorias y redes de conocimiento. En esta línea, la investigación siguió la reflexión sobre las experiencias educativas y los ecos y los pasos de los sujetos de los contextos populares, para acuñar demarcaciones de una historia viva y de múltiples tensiones en los territorios. Sin embargo, el cúmulo de prácticas y epistemologías resultantes de las luchas populares, de las acciones de sujetos, grupos y colectivos que buscaron/buscan soñar junto a las experiencias más triviales de la vida cotidiana para oponerse a las prácticas de colonialidad, subordinación y cultura del silencio/miedo resuenan sobre las reflexiones. | - |
Descrição: dc.description | 286 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos com o cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territórios Periféricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiências representificadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Belford Roxo (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudios con la vida cotidiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación Popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiencias representadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territorios periféricos | - |
Título: dc.title | Da poética trivial às experiências educativas em territórios periféricos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: