
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, William de Goes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Maria Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Craveiro, Clarissa Bastos | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Luis Phelipe Nunes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35329 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918734 | - |
| Descrição: dc.description | A reforma do ensino médio emerge como um tema recente e de extrema relevância e interesse no campo educacional brasileiro. Assim, o objetivo dessa pesquisa é aprofundar a compreensão acerca das implicações desse movimento da reforma do ensino médio, visando entender quem são os agentes por trás dessa reforma, como afeta as escolas públicas do Rio de Janeiro e como o currículo interfere na vida dos(as) alunos(as), mudando a perspectiva e a compreensão dos jovens sobre seus caminhos de formação, abordando temas como: a formação profissionalizante e os itinerários; a influência da escola e da comunidade, além da viabilidade da implementação das reformas como questões da infraestrutura e a formação do profissional que irá atuar no ensino profissionalizante. A metodologia utilizada é bibliográfica, utilizando como base livros de autores renomados na área de currículos e textos publicados na revista "Espaço do Currículo" no período de 2019 a 2023. | - |
| Descrição: dc.description | High school reform has emerged as a recent issue of extreme relevance and interest in the Brazilian educational field. Thus, the aim of this research is to deepen our understanding of the implications of this high school reform movement, aiming to understand who the agents behind this reform are, how it affects public schools in Rio de Janeiro and how the curriculum interferes in the lives of students, changing the perspective and understanding of young people about their training paths, addressing issues such as vocational training and itineraries; the influence of the school and the community, as well as the feasibility of implementing reforms such as infrastructure issues and the training of professionals who will work in vocational education. The methodology used is bibliographical, based on books by renowned authors in the area of curricula and texts published in the magazine "Espaço do Currículo" from 2019 to 2023. | - |
| Descrição: dc.description | 37 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | reforma | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | reform | - |
| Palavras-chave: dc.subject | secondary education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
| Título: dc.title | Como as escolas públicas do Rio de Janeiro irão atribuir sentido ao novo currículo proposto pela Reforma do Ensino Médio? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: