Diferenças na construção do horror no cinema brasileiro e norte-americano: uma análise da atmosfera sobrenatural nos filmes O Rastro e Invocação do mal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, India Mara-
Autor(es): dc.contributorCesário, Lia Bahia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Hadija Chalupe da-
Autor(es): dc.creatorLavedan, João Pedro Mota-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:34:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:34:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35212-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918733-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se propõe a analisar as diferenças na construção do horror nos filmes Invocação do Mal (The Conjuring, 2013), de James Wan, e O Rastro (2017), de J.C. Feyer. Partindo da compreensão de horror de Noël Carroll e traçando um paralelo entre a história do cinema de horror brasileiro e norte-americano, consideramos como o conceito de atmosfera (através dos textos de Inês Gil e Robert Spadoni) se apresenta em ambos os filmes, através de suas narrativas, espaços, imagens e sons, desenvolvendo elementos sobrenaturais e criando o que nomeamos de “atmosfera sobrenatural”. Então, exploramos de que forma ambos os filmes se aproximam ou se distanciam das noções do horror, ou as reinterpretam, através de suas diferentes abordagens e de suas representações da figura do monstro (a partir, novamente, de Noël Carroll).-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to analyze the differences in the construction of horror in the films The Conjuring (2013), from the director James Wan, and The Trace We Leave Behind (O Rastro, 2017), from the director J.C. Feyer. Beginning from Noël Carroll's understanding of horror and drawing a parallel between the history of Brazilian and North American horror cinema, we consider how the concept of atmosphere (through the texts of Inês Gil and Robert Spadoni) is presented in both films, through their narratives, spaces, images and sounds, developing supernatural elements and creating what we name a “supernatural atmosphere”. Then, we explore how both films approach or distance themselves from the notions of horror, or reinterpret them, through their different approaches and their representations of the monster figure (again, from Noël Carroll).-
Descrição: dc.description105 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHorror-
Palavras-chave: dc.subjectAtmosfera-
Palavras-chave: dc.subjectSobrenatural-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCinema norte-americano-
Palavras-chave: dc.subjectFilme de terror-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCinema americano-
Palavras-chave: dc.subjectSobrenatural-
Palavras-chave: dc.subjectHorror-
Palavras-chave: dc.subjectAtmosphere-
Palavras-chave: dc.subjectSupernatural-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian cinema-
Palavras-chave: dc.subjectNorth American cinema-
Título: dc.titleDiferenças na construção do horror no cinema brasileiro e norte-americano: uma análise da atmosfera sobrenatural nos filmes O Rastro e Invocação do mal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.