Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, India Mara | - |
Autor(es): dc.contributor | Cesário, Lia Bahia | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Hadija Chalupe da | - |
Autor(es): dc.creator | Lavedan, João Pedro Mota | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918733 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho se propõe a analisar as diferenças na construção do horror nos filmes Invocação do Mal (The Conjuring, 2013), de James Wan, e O Rastro (2017), de J.C. Feyer. Partindo da compreensão de horror de Noël Carroll e traçando um paralelo entre a história do cinema de horror brasileiro e norte-americano, consideramos como o conceito de atmosfera (através dos textos de Inês Gil e Robert Spadoni) se apresenta em ambos os filmes, através de suas narrativas, espaços, imagens e sons, desenvolvendo elementos sobrenaturais e criando o que nomeamos de “atmosfera sobrenatural”. Então, exploramos de que forma ambos os filmes se aproximam ou se distanciam das noções do horror, ou as reinterpretam, através de suas diferentes abordagens e de suas representações da figura do monstro (a partir, novamente, de Noël Carroll). | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to analyze the differences in the construction of horror in the films The Conjuring (2013), from the director James Wan, and The Trace We Leave Behind (O Rastro, 2017), from the director J.C. Feyer. Beginning from Noël Carroll's understanding of horror and drawing a parallel between the history of Brazilian and North American horror cinema, we consider how the concept of atmosphere (through the texts of Inês Gil and Robert Spadoni) is presented in both films, through their narratives, spaces, images and sounds, developing supernatural elements and creating what we name a “supernatural atmosphere”. Then, we explore how both films approach or distance themselves from the notions of horror, or reinterpret them, through their different approaches and their representations of the monster figure (again, from Noël Carroll). | - |
Descrição: dc.description | 105 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Horror | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atmosfera | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sobrenatural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema norte-americano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filme de terror | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema americano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sobrenatural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Horror | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atmosphere | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supernatural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | North American cinema | - |
Título: dc.title | Diferenças na construção do horror no cinema brasileiro e norte-americano: uma análise da atmosfera sobrenatural nos filmes O Rastro e Invocação do mal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: