Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Paulo Luiz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Carmo, Cristiano Saad Travassos do | - |
Autor(es): dc.contributor | Salvi, Levi | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Luan Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34752 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918729 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desse trabalho foi analisar a monitoração de drenagem rodoviária para aferir sua importância e consequência para a via e o usuário. Para elaborar a pesquisa, foi realizada uma explicação da funcionalidade de cada elemento de drenagem, desde a superficial até a obra de arte corrente, para compreender melhor sua contribuição no sistema. Além disso, foi analisado o relatório de monitoração padrão da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que tem a função de fiscalizar as concessões federais no país, para entender quais informações a concessionária deve fornecer ao poder concedente. A partir da elaboração de uma pesquisa aplicada, foram extraídas as informações dos relatórios de monitoração de três rodovias diferentes no território brasileiro (Eco-050, Ecovias do Cerrado e Eco-101), com o objetivo de elaborar uma análise comparativa em um estudo de caso, contendo o estado dos dispositivos monitorados e suas evoluções durante o período analisado. Inferiu-se que a concessionária não atingiu os resultados desejados em algumas monitorações por não manter uma melhoria contínua nos elementos monitorados. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work was to analyze the monitoring of road drainage to assess its importance and impact on the road and the user. In order to conduct the research, an explanation of the functionality of each drainage element was provided, from surface drainage to drainage structures, to better understand their contribution to the system. Additionally, the standard monitoring report from the National Land Transport Agency (ANTT), responsible for overseeing federal concessions in the country, was analyzed to understand the information that concessionaires are required to provide to the granting authority. Through the development of an applied research approach, information was extracted from monitoring reports of three different highways in Brazil (Eco-050, Ecovias do Cerrado, and Eco-101) with the aim of conducting a comparative analysis in a case study, detailing the condition of monitored devices and their evolution during the analyzed period. It was inferred that the concessionaire did not achieve desired results in some monitoring instances due to a lack of continuous improvement in the monitored elements. | - |
Descrição: dc.description | 70 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rodovia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drenagem superficial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obra de arte corrente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concessionária | - |
Palavras-chave: dc.subject | ANTT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drenagem de rodovias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise comparativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoring | - |
Palavras-chave: dc.subject | Highway | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surface drainage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culvert | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concessionaire | - |
Título: dc.title | Monitoração de rodovias sob o enfoque da drenagem urbana com aplicação em estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: