O impacto do color grading na narrativa temporal de filmes: reproduzindo estéticas de suportes audiovisuais obsoletos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNúñez, Fabián Rodrigo Magioli-
Autor(es): dc.contributorMartins, India Mara-
Autor(es): dc.contributorSantos, Marina Loureiro-
Autor(es): dc.creatorJunqueira, Victória Vasconcelos Boavista da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:34:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:34:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918723-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo examina a relação entre os seres humanos e a cor através de três abordagens principais: a chromophobia descrita por David Batchelor, a introdução do Technicolor no cinema e o distanciamento entre a sociedade e o mercado no que diz respeito ao color grading. O trabalho concentra-se especialmente na atuação da colorista Jill Bogdanowicz no filme Coringa (2019), demonstrando como o color grading, ao emular a estética da película dos anos 1980, não apenas preserva parcialmente a autenticidade dos filmes analógicos, mas também enriquece a imersão narrativa. O estudo ressalta a importância do trabalho do colorista na construção da narrativa cinematográfica e a necessidade de uma integração mais efetiva entre teoria e prática no campo acadêmico.-
Descrição: dc.descriptionThis study explores the relationship between humans and color from three main perspectives: David Batchelor's concept of chromophobia, the introduction of Technicolor in cinema, and the disconnect between society and the market regarding color grading. The research specifically focuses on the work of colorist Jill Bogdanowicz in the film Joker (2019), illustrating how digital color correction, by emulating the aesthetic of 1980s film stock, not only partially preserves the authenticity of analog films but also enhances narrative immersion. This study underscores the significance of color correction in cinematic storytelling and highlights the need for greater integration between theoretical and practical aspects in academia.-
Descrição: dc.description30 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectColor grading-
Palavras-chave: dc.subjectCor-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidade-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectFilme cinematográfico-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectColor grading-
Palavras-chave: dc.subjectColor-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative-
Palavras-chave: dc.subjectTemporality-
Título: dc.titleO impacto do color grading na narrativa temporal de filmes: reproduzindo estéticas de suportes audiovisuais obsoletos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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