
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | RICARDO, Luisa De Oliveira Frickes | - |
| Autor(es): dc.creator | DASSIE, Bruno Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35497 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918716 | - |
| Descrição: dc.description | Este texto tem como objetivo levantar novos debates a respeito da educação matemática no estado do Rio de Janeiro entre as décadas de 50 e 70 partindo da experiência do Colégio Nova Friburgo (CNF). A instituição, considerada de caráter experimental antes mesmo da regulamentação das classes experimentais no Brasil, editou durante 14 anos de sua existência o periódico Revista Curriculum. Este trabalho apresenta um primeiro mapeamento de como eram apresentados a Matemática e seu ensino na Curriculum durante esse período. Dessa forma, espera-se colaborar com novas discussões para o campo de História da Educação Matemática. | - |
| Descrição: dc.description | Sim | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | SBEM RJ | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colégio Nova Friburgo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revista Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapeamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
| Título: dc.title | A Revista Curriculum do Colégio Nova Friburgo: um mapeamento da Matemática e seu ensino | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: