
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0899150602589123 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lione, Viviane de Oliveira Freitas | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7700565158061560 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8082487959121305 | - |
| Autor(es): dc.creator | Zimmermann Júnior, Gilmar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34442 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918711 | - |
| Descrição: dc.description | Ao contrário do que muito se diz sobre indivíduos superdotados ou altas habilidades (AHSD), há uma alta heterogeneidade quanto aos padrões comportamentais, cognitivos e afetivos que são erroneamente relacionados a este grupo, assim como há mitos que ainda perduram quando falamos sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Logo, subentende-se que quando estes dois conceitos são tratados de forma concomitante, mais afirmações equivocadas podem surgir e o que pode corroborar para esta propagação de informações indevidas é a falta de conhecimento acerca deste assunto. Neste trabalho será abordada a dupla condição altas habilidades/superdotação (AHSD) e o transtorno do espectro autista (TEA), objetivando selecionar e organizar materiais que apresentam a capacidade de contribuir para a conceituação sobre a dupla excepcionalidade. Por fim, a pesquisa constatou que há uma escassez de trabalhos relacionados sobre o conteúdo tratado no presente trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | Contrary to what is often said about gifted, there is a high heterogeneity in terms of behavioral, cognitive and affective patterns that are erroneously related to this group, just as there are myths that still persist when we talk about autism spectrum disorder (ASD). Therefore, it is understood that when these two concepts are treated concomitantly, more misleading statements may arise and what may corroborate this spread of undue information is the lack of knowledge on this subject. This work will address the dual condition of high abilities/giftedness (AHSD) and autism spectrum disorder (ASD), aiming to select and organize materials that have the ability to contribute to the conceptualization of double exceptionality. Finally, the research found that there is a scarcity of works related to the content covered in this work | - |
| Descrição: dc.description | 51 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dupla excepcionalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligências múltiplas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Superdotado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Twice exceptionality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gifted | - |
| Título: dc.title | Superdotação e Transtorno do Espectro Autista: Um levantamento bibliográfico sobre a dupla excepcionalidade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: