Superdotação e Transtorno do Espectro Autista: Um levantamento bibliográfico sobre a dupla excepcionalidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0899150602589123-
Autor(es): dc.contributorLione, Viviane de Oliveira Freitas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7700565158061560-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8082487959121305-
Autor(es): dc.creatorZimmermann Júnior, Gilmar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:34:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:34:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34442-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918711-
Descrição: dc.descriptionAo contrário do que muito se diz sobre indivíduos superdotados ou altas habilidades (AHSD), há uma alta heterogeneidade quanto aos padrões comportamentais, cognitivos e afetivos que são erroneamente relacionados a este grupo, assim como há mitos que ainda perduram quando falamos sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Logo, subentende-se que quando estes dois conceitos são tratados de forma concomitante, mais afirmações equivocadas podem surgir e o que pode corroborar para esta propagação de informações indevidas é a falta de conhecimento acerca deste assunto. Neste trabalho será abordada a dupla condição altas habilidades/superdotação (AHSD) e o transtorno do espectro autista (TEA), objetivando selecionar e organizar materiais que apresentam a capacidade de contribuir para a conceituação sobre a dupla excepcionalidade. Por fim, a pesquisa constatou que há uma escassez de trabalhos relacionados sobre o conteúdo tratado no presente trabalho.-
Descrição: dc.descriptionContrary to what is often said about gifted, there is a high heterogeneity in terms of behavioral, cognitive and affective patterns that are erroneously related to this group, just as there are myths that still persist when we talk about autism spectrum disorder (ASD). Therefore, it is understood that when these two concepts are treated concomitantly, more misleading statements may arise and what may corroborate this spread of undue information is the lack of knowledge on this subject. This work will address the dual condition of high abilities/giftedness (AHSD) and autism spectrum disorder (ASD), aiming to select and organize materials that have the ability to contribute to the conceptualization of double exceptionality. Finally, the research found that there is a scarcity of works related to the content covered in this work-
Descrição: dc.description51 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDupla excepcionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectInteligências múltiplas-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva.-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectTwice exceptionality-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectGifted-
Título: dc.titleSuperdotação e Transtorno do Espectro Autista: Um levantamento bibliográfico sobre a dupla excepcionalidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.