Percepção de reflexos com renderização baseada em ray-tracing na região periférica em dispositivos de realidade virtual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorClua, Esteban Walter Gonzalez-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Eder de-
Autor(es): dc.contributorHenriques, Horácio Brescia Macêdo-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Erick Guimarães de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:34:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:34:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918703-
Descrição: dc.descriptionEste estudo avalia a percepção de objetos reflexivos situados na região periférica de um display de realidade virtual com renderização baseada em Ray Tracing. Considerando que a retina tem uma capacidade reduzida para perceber detalhes de cores na visão periférica, pressupõe-se que é possível implementar uma degradação na renderização, simplificando e reduzindo o número de raios traçados. Espera-se que essa abordagem traga otimizações significativas na performance sem comprometer a percepção do usuário. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvida uma simulação em um ambiente com objetos renderizados utilizando Ray Tracing, com usuários utilizando um headset de realidade virtual. Foram realizados vinte experimentos individuais utilizando um Oculus Quest 3 e um computador com Unity na versão 6000.0.1f1 para simulação do ambiente. Observou-se que a percepção dos usuários foi aproximadamente 46,67% menor quando as mudanças de textura ocorreram na visão periférica. Após filtrar os dados para verificar apenas as mudanças que os usuários realmente notaram, o índice de detecção de alterações foi 39,36% menor quando estas mudanças ocorreram na visão periférica. Concluiu-se que as alterações de textura na região periférica da visão têm um impacto muito reduzido na percepção do usuário.-
Descrição: dc.descriptionThis study evaluates the perception of reflective objects situated in the peripheral region of a virtual reality display with ray tracing-based rendering. Considering that the retina has a reduced ability to perceive color details in peripheral vision, it is assumed that it is possible to introduce degradation in rendering by simplifying and reducing the number of rays traced. This approach is expected to bring significant performance optimizations without compromising user perception. To conduct this research, a simulation was developed in an environment with objects rendered using ray tracing, with users wearing a virtual reality headset. Twenty individual experiments were conducted using an Oculus Quest 3 and a computer running Unity version 6000.0.1f1 for the simulation. It was observed that user perception was approximately 46.67% lower when texture changes occurred in peripheral vision. After filtering the data to account only for changes that user actually noticed, the detection rate of changes was 39.36% lower when these changes occurred in peripheral vision. It was concluded that texture changes in the peripheral region of vision have a very minimal impact on user perception.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção do usuário-
Palavras-chave: dc.subjectVisão periférica-
Palavras-chave: dc.subjectObjetos reflexivos-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização de performance-
Palavras-chave: dc.subjectIluminação-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência do usuário-
Palavras-chave: dc.subjectVisão periférica-
Palavras-chave: dc.subjectRay Tracing-
Palavras-chave: dc.subjectEnviroment map-
Palavras-chave: dc.subjectUser perception-
Palavras-chave: dc.subjectPeriferic vision-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual reality-
Título: dc.titlePercepção de reflexos com renderização baseada em ray-tracing na região periférica em dispositivos de realidade virtual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.