Corpos gordos como alívio cômico nas animações: uma análise fílmica de A casa monstro (Kenan, 2006), Paranorman (Butler, Fell, 2012) e As bicicletas de Belleville (Chomet, 2003)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreire, Mariana Baltar-
Autor(es): dc.contributorPinna, Daniel Moreira de Sousa-
Autor(es): dc.contributorMendes, Juliana Soares-
Autor(es): dc.creatorBrassalotto, Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:34:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:34:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918695-
Descrição: dc.descriptionEssa é uma monografia que busca pensar o papel do corpo gordo dentro dos filmes de animação, partindo de uma análise narrativa, seja textual ou estética, do que é e como se constrói a figura de alívio cômico. As obras usadas como objeto de estudo são A Casa Monstro, na qual temos um personagem que sofre humilhações pela própria narrativa; ParaNorman, em que podemos encontrar uma autoconsciência que toma para si o poder de fazer rir; e As Bicicletas de Belleville, que usa do exagero caricatural para dar naturalidade à representação dos corpos gordos. Este texto considera como as situações de comédias são construídas para esses corpos, uma vez que suas representações estão majoritariamente centradas nesse lugar do cômico, e analisa como esse discurso fílmico trabalha em conjunto com uma série de discursos sociais que colocam o corpo gordo como inferior, repulsivo ou patético, reforçando um cenário problemático e gordofóbico.-
Descrição: dc.descriptionThis is a monograph that seeks to think about the role of the fat body in animated films, starting from a narrative analysis, as textual as aesthetic, of what is and how the figure of comic relief is constructed. The work used as object of study the movies Monster House, in whitch we have a character who suffers humiliation by the narrative itself; ParaNorman, in which we can find a self-awareness that takes upon itself the power to make people laugh; and Les Triplettes de Belleville, which uses caricature exaggeration to give naturalness to the representation of fat bodies. This text considers how comedy situations are constructed for these bodies, since theirs representations are mostly centered on this comic place, and to analyze how this filmic discourse works together with a series of social discourses that puts the fat body as inferior, repulsive or pathetic, reinforcing a problematic and fatphobic scenario.-
Descrição: dc.description63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCorpos gordos-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação-
Palavras-chave: dc.subjectAlívio cômico-
Palavras-chave: dc.subjectGordofobia-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectComédia-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação (Cinematografia)-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceito-
Palavras-chave: dc.subjectFat bodies-
Palavras-chave: dc.subjectAnimation-
Palavras-chave: dc.subjectComic relief-
Palavras-chave: dc.subjectFatphobia-
Título: dc.titleCorpos gordos como alívio cômico nas animações: uma análise fílmica de A casa monstro (Kenan, 2006), Paranorman (Butler, Fell, 2012) e As bicicletas de Belleville (Chomet, 2003)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.