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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Soares, Flávia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Eda Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alexandra Lima da | - |
Autor(es): dc.contributor | Patroclo, Luciana Borges | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Renata dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Maria Isadora Caldas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918689 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa em questão tem como objetivo pensar e identificar os espaços de atuação da mulher no contexto escolar da sociedade dos oitocentos, especialmente a atuação de Guilhermina de Azambuja Neves, professora, autora e diretora de colégio de instrução primária no século XIX. Como um reflexo da presença feminina no campo intelectual, sua trajetória servirá de base para investigar a participação da mulher no espaço escolar, tendo em vista o gênero como uma categoria de análise histórica e como um elemento que constitui as relações sociais e de poder. Busco, de forma central, investigar a história das mulheres que tiveram um papel significativo na esfera pública por meio de suas atividades profissionais no século XIX, considerando especificamente o caso de Guilhermina de Azambuja Neves, interessada em adquirir uma maior compreensão acerca da condição feminina de mulheres que atuaram no espaço público por meio do ensino e destacaram-se como professoras e autoras de livros e manuais didáticos durante o Império. Para investigar tal processo, recorremos a três tipos de fontes: artigos de jornal, obras didáticas e documentos manuscritos. A pesquisa documental sobre Guilhermina foi realizada por meio de consultas presenciais a diversas instituições de guarda, como o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional, a Fundação Casa de Rui Barbosa e consultas virtuais ao site da Hemeroteca Digital Brasileira. O recorte temporal e geográfico situa-se no século XIX, na cidade do Rio de Janeiro, época e local relativos à trajetória da autora. A pesquisa sobre Guilhermina dialoga com os campos da História das Mulheres e a História da Educação. Além disso, utilizo algumas reflexões da pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica, como o papel da memória, a subjetividade inerente à escrita acadêmica, o movimento indissociável entre o singular/plural na história de um indivíduo, que servirão, sobretudo, para aproximar e esclarecer o meu envolvimento com a pesquisa e com a trajetória da autora. Os documentos analisados sugerem a hipótese de que a professora, invertendo a lógica social vigente da época, participou ativamente da construção do cenário educacional de seu tempo, publicando, com o reconhecimento da imprensa, obras que estiveram presentes nas escolas brasileiras. A autora movimentou o cenário de produção de livros, contrariando as concepções conservadoras que pairavam e discordavam do potencial feminino na esfera pública. Guilhermina, como muitas mulheres dos oitocentos, subverteu a hierarquização social e pleiteou lugares na sociedade. Compreende-se que resgatar as memórias dos passos dessas professoras significa romper com os paradigmas históricos que suprimiram, por um longo tempo, suas narrativas e suas contribuições. Tais autoras ultrapassaram as demarcações sociais impostas, produziram conteúdos e firmaram ações que afetaram a comunidade escolar e a sociedade do século XIX. | - |
Descrição: dc.description | 112 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História das Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoria Feminina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guilhermina de Azambuja Neves | - |
Palavras-chave: dc.subject | Século XIX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Título: dc.title | O lugar da mulher no contexto escolar do século XIX: análise da trajetória profissional de Guilhermina de Azambuja Neves | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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