Articulação do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) de Ciências: um estudo com professores do ensino básico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuiar, Joana Guilares de-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Jean Carlos-
Autor(es): dc.contributorAssai, Natany Dayani de Souza-
Autor(es): dc.contributorCabral, Luciana Ferrari Espíndola-
Autor(es): dc.creatorMendes, Erika da Cruz Espindola-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:34:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:34:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35090-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918685-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação visa abordar a crescente necessidade de habilidades tecnológicas para enfrentar os desafios contemporâneos, como evidenciado durante a pandemia de COVID-19. O foco está na Formação Continuada (FC) de professores de Ciências da Natureza, reconhecendo a demanda por habilidades que promovam a compreensão do potencial pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Utiliza o arcabouço teórico do modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), que trata da articulação dos saberes docentes na interface entre tecnologias, estratégias pedagógicas e conteúdos curriculares como forma de potencializar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar o TPACK de professores de Ciências da Natureza durante um curso de FC baseado em Mapas Conceituais (MCs). O curso de FC, que é o produto educacional resultante desta pesquisa, foi estruturado a partir da Pesquisa Baseada em Design (DBR), que combina a pesquisa teórica com ambientes de aprendizagem reais e prevê o desenvolvimento do curso em seis etapas: design, gerenciamento, produto, implementação, resultados e re-design. Este produto educacional está editado em dois e-books, o manual do formador e o caderno de atividades. Para cumprir o objetivo da pesquisa, adotou-se uma metodologia de abordagem mista, utilizando como instrumentos de coleta de dados um questionário validado na literatura e adaptado para o contexto deste estudo (Q- TPACK), e os MCs produzidos pelos professores que participaram da aplicação do curso de FC. Os dados quantitativos foram extraídos do Q-TPACK, disponibilizado através de um Formulário do Google®, que foi respondido por 57 professores que atuam na Educação Básica. A análise dos dados, estratificada por variáveis de interesse, permitiu revelar a influência da idade, do tempo de magistério, da formação acadêmica e do segmento de atuação nas dimensões do TPACK. De modo geral, foi possível inferir que professores mais jovens e com menor tempo de magistério apresentaram maior nível TPACK, indicando maior facilidade de articulação da tecnologia com conteúdos científicos e pedagógicos, indicando influência geracional e do tempo de docência. Enquanto a formação impactou significativamente o Conhecimento de Conteúdo (CK), neste caso, os docentes com formação específica na área das Ciências da Natureza expressaram maior nível CK do que aqueles com formação de nível médio ou Licenciatura em Pedagogia. Quando se considera o segmento de atuação, os docentes que atuam no Ensino Médio apresentaram maior articulação dos Conhecimentos Tecnológicos (TK) em comparação aos docentes que atuam no Ensino Fundamental. Já a análise qualitativa, realizada a partir dos MCs de dois professores que participaram de todas as atividades propostas, revelou desafios na articulação TPACK, especialmente na integração de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos simultaneamente ao conteúdo. A ênfase exclusiva nas vantagens das metodologias ativas destaca a importância de discussões menos superficiais e mais reflexivas sobre o uso destas metodologias. O estudo destaca a necessidade de abordagens personalizadas em cursos de formação, considerando a diversidade dos participantes. Por fim ressalta- se a relevância de políticas educacionais permanentes para FC de professores, com especial atenção àquelas voltadas para a área das Ciências da Natureza na integração com novas tecnologias e metodologias de ensino.-
Descrição: dc.descriptionThese dissertation aim to address the growing need for technological skills to tackle contemporary challenges, as evidenced during the COVID-19 pandemic. The focus is on Continuing Teacher Training (CTT) of Natural Sciences, recognizing the demand for skills that promote understanding about pedagogical potential of Information and Communication Technologies (ICT). It utilizes the theoretical framework of the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) model, which deals with the integration of teachers' knowledge at the intersection of technologies, pedagogical strategies, and curriculum content to enhance the teaching and learning process. The general objective of this research was to investigate the TPACK of Natural Sciences teachers during a CTT course based on Concept Maps (CMs). The CTT course, which is the educational product resulting from this research, was structured on Design- Based Research (DBR), that combines theoretical research with real learning environments and is structured at six stages: design, management, product, implementation, results, and redesign. This educational product is edited into two e- books: the trainer's manual and the activities workbook. To achieve the research objective, a mixed method approach was adopted, using as data collection instruments a questionnaire validated in the literature and adapted for the context of this study (Q- TPACK), and the CMs produced by the teachers who participated in the implementation of the CTT course. Quantitative data were extracted from the Q- TPACK, provided through a Google Form®, and were answered by 57 teachers working in Basic Education. The data analysis, stratified by variables of interest, revealed the influence of age, teaching experience, academic background, and professional segment on the dimensions of TPACK. In general, it was possible to infer that younger teachers with less teaching experience exhibited a higher TPACK level, indicating greater ease in integrating technology with scientific and pedagogical knowledge, reflecting generational and teaching experience influences. While the training significantly impacted Content Knowledge (CK), in this case, teachers with specific training in Natural Sciences area expressed higher CK levels than those with high school education or a Degree in Pedagogy. Concerning the teaching segment, teachers in High School demonstrated a higher integration of Technological Knowledge (TK) compared to those in Elementary School. The qualitative analysis, conducted on the CMs of two teachers who participated in all proposed activities,revealed challenges in TPACK integration, especially in simultaneously integrating technological and pedagogical knowledge with content. The exclusive emphasis on the advantages of active methodologies underscores the importance of less superficial and more reflective discussions about the use of these methodologies. The study highlights the need for personalized approaches in training courses, considering participant diversity. Finally, it emphasizes the relevance of permanent educational policies for CTT, with special attention to those focused on Natural Sciences, integrating new technologies and teaching methodologies.-
Descrição: dc.description142 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: Formação Continuada de Professores; Ciências da Natureza; TPACK; DBR; Mapas Conceituais; Metodologias Ativas.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Formação de professor, Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação, Aprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training; Natural Sciences; TPACK; DBR; Concept Maps; Active Methodologies.-
Título: dc.titleArticulação do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) de Ciências: um estudo com professores do ensino básico-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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