Com Carlito: conhecimento e contaminação em monodrama e livro das postagens

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedrosa, Celia de Moraes Rego-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Gustavo-
Autor(es): dc.contributorLima, Natalie-
Autor(es): dc.creatorGonzalez, Gabriel Mattos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:34:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:34:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35621-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918679-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação trata de analisar algumas questões teóricas a partir da obra de Carlito Azevedo, em particular relacionadas ao Monodrama e ao Livro das Postagens. Mediante a análise das contaminações – ou seja, da lida do poeta com a tradição –, ali destacadas do todo, espera-se que os desdobramentos das referências permitam que se trace uma leitura da obra do carioca, a qual, simultaneamente, deve refazer a leitura dos próprios objetos desdobrados, ruminados. Dessa forma, essas contaminações performam a função de um instrumento crítico, o qual é capaz de refazer o passado e perturbar o presente, ao incitar uma vontade de conhecimento. É por notar este refazer dos tempos que se pauta a discussão mais acirrada acerca de três conceitos importantes para o entendimento da dimensão crítica atribuída aos livros do poeta carioca: o de tradição, o de anacronismo e o de contemporâneo. Além de uma leitura mais próxima dos dois últimos livros de Carlito, este trabalho, ainda, se propõe a analisar a fortuna crítica de Azevedo, traçando comentários que substanciem a análise desses livros e apontem em direção àquilo que pareceu mais relevante da condição dessas contaminações, isto é, a vontade de conhecimento que estas parecem incitar.-
Descrição: dc.descriptionEsta disertación tiene como objetivo analizar algunas cuestiones teóricas a partir de la obra de Carlito Azevedo, específicamente relacionadas con el Monodrama y el Libro de las Postagens. Mediante el análisis de las contaminaciones, es decir, la interacción del poeta con la tradición, se espera trazar una lectura de la obra del autor carioca que, al mismo tiempo, reconstruya la lectura de los propios objetos desplegados y meditados. De esta forma, estas contaminaciones funcionan como un instrumento crítico capaz de reconstruir el pasado y perturbar el presente, incitando un deseo de conocimiento. El reconocimiento de esta reconstrucción de los tiempos fundamenta una discusión más profunda acerca de tres conceptos importantes para entender la dimensión crítica presente en los libros del poeta carioca: tradición, anacronismo y contemporaneidad. Además de un análisis detallado de los dos últimos libros de Carlito, este trabajo también tiene como objetivo analizar la recepción crítica de Azevedo, proporcionando comentarios que respalden el análisis y señalen aquellos aspectos más relevantes de estas contaminaciones, es decir, el deseo de conocimiento que parecen promover.-
Descrição: dc.description184 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica-
Palavras-chave: dc.subjectPoeta brasileiro-
Título: dc.titleCom Carlito: conhecimento e contaminação em monodrama e livro das postagens-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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