Pedagogia Montessoriana e o Transtorno do Espectro Autista: estratégias para uma educação inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.contributorUhmann, Silvana Matos-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Maria Onete Lopes-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Cristiana Fogaça Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:34:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:34:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34738-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918673-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar as estratégias de aplicação da pedagogia montessoriana para promover a inclusão e o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação regular. Para tal, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, baseada em livros, artigos, revistas e demais materiais disponíveis na internet com informações relevantes acerca da temática. Em conclusão, a interseção entre a pedagogia montessoriana e a inclusão de crianças com TEA na educação regular representa um campo promissor de pesquisa e prática pedagógica. A busca por estratégias que respeitem a individualidade, promova a autonomia e estimulem o desenvolvimento global dessas crianças é essencial para construir ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos. A implementação efetiva da pedagogia montessoriana, adaptada às necessidades específicas do TEA, pode não apenas beneficiar as crianças com esse transtorno, mas também enriquecer a experiência educacional de toda a comunidade escolar. Nesse sentido, ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas atende às demandas atuais da diversidade no ambiente educacional e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos com as diferenças.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to investigate and analyze strategies for applying Montessori pedagogy to promote the inclusion and development of children with autism spectrum disorder (ASD) in regular education. To this end, the bibliographic research methodology was used, based on books, articles, magazines and other materials available on the internet with relevant information about the topic. In conclusion, the intersection between Montessori pedagogy and the inclusion of children with ASD in regular education represents a promising field of research and pedagogical practice. The search for strategies that respect individuality, promote autonomy and stimulate the global development of these children is essential to build truly inclusive educational environments. The effective implementation of Montessori pedagogy, adapted to the specific needs of ASD, can not only benefit children with this disorder, but also enrich the educational experience of the entire school community. In this sense, investing in inclusive pedagogical practices not only meets the current demands of diversity in the educational environment, but also contributes to the formation of citizens who are more aware and respectful of differences.-
Descrição: dc.description21-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia montessoriana-
Palavras-chave: dc.subjecttranstorno do espectro autista (TEA)-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão-
Palavras-chave: dc.subjecteducação regular-
Palavras-chave: dc.subjectdesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectautism spectrum disorder (ASD)-
Palavras-chave: dc.subjectinclusion-
Palavras-chave: dc.subjectregular education-
Palavras-chave: dc.subjectchild development-
Título: dc.titlePedagogia Montessoriana e o Transtorno do Espectro Autista: estratégias para uma educação inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.