Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Flávia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Reginaldo Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Kindel, Dora Soaraia | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Helemy dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33967 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918660 | - |
Descrição: dc.description | É consenso, sobretudo na área da educação, a importância da leitura nos diversos campos do saber e, dessa forma, não há como pensarmos em compartilhar qualquer conhecimento sem a presença de algum tipo de prática de leitura no processo. Particularmente, no que se refere à aquisição de conhecimentos matemáticos, percebemos a língua materna e a linguagem matemática como complementares entre si, possuindo uma interação nata. Partindo deste contexto, esta dissertação teve como objetivo geral a caracterização dos livros que possibilitam a aquisição de conhecimentos matemáticos na escola, com particular interesse nos livros de leitura literária, investigando seus usos na Educação Matemática em pesquisas acadêmicas brasileiras. Navegando pela importância da leitura para a aquisição de conhecimentos matemáticos, caracterizamos a produção literária utilizada e/ou indicada para o trabalho com Matemática na escola. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa bibliográfica exploratória buscando conhecer as políticas públicas de acesso ao livro e à leitura, e um mapeamento de teses e dissertações em Educação Matemática que se utilizam dos livros de leitura literária em sala de aula. Fato este que nos proporcionou um verdadeiro Matematicar em mares literários. Este trabalho está embasado teoricamente, nos campos da história da educação, mais precisamente história da leitura, da alfabetização, do livro e sua escolarização. | - |
Descrição: dc.description | 137 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros de Leitura Literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços Escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Título: dc.title | Matematicar em mares literários: um mapeamento de pesquisas em Educação Matemática com leituras literárias em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: