Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vargas, Hustana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Brito, Leandro Teófilo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Iolanda de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Wesley Cunha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33752 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918653 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda, em perspectiva interseccional, o problema da distorção idade-série que atinge, em maior grau, os garotos negros da educação básica. Inserido na tradição das pesquisas sobre desigualdades sociais convertidas em desigualdades educacionais, investiga em particular a ação do racismo e da masculinidade hegemônica em estudantes negros e periféricos de uma turma de correção de fluxo, da rede municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa foi embasada em autores como Raywen Connell, Neusa Souza, Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Marília Carvalho, entre outros, e desenvolveu entrevistas aprofundadas com seis estudantes negros, com idades entre 15 e 16 anos. Dentre os principais resultados, destacam-se a importância da realização de pesquisas sobre a forma como os diferentes marcadores sociais e individuais (raça/etnia, gênero, classe social, idade etc.) afetam os sujeitos em seu desfavor, apontando a necessária desconstrução de modelos raciais e de gênero pela sociedade e, em particular, pela escola. | - |
Descrição: dc.description | This study addresses, from an intersectional perspective, the problem of age-grade distortion that affects black boys in basic education to a greater extent. Inserted in the tradition of research on social inequalities converted into educational inequalities, it investigates in particular the action of racism and hegemonic masculinity in black and peripheral students in a flow correction class, in the municipal network of Rio de Janeiro. The research was based on authors such as Raywen Connell, Neusa Souza, Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Marília Carvalho, among others, and developed in-depth interviews with six black students, aged between 15 and 16 years old. Among the main results, we highlight the importance of carrying out research on how different social and individual markers (race/ethnicity, gender, social class, age, etc.) affect individuals to their disadvantage, pointing out the necessary deconstruction of racial and gender models by society and, in particular, by school. | - |
Descrição: dc.description | 123 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distorção Idade-Série | - |
Palavras-chave: dc.subject | Garotos Negros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Masculinidade hegemônica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Necropolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Necropolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Age-Grade Distortion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black Boys | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemonic masculinity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Necropolitics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Título: dc.title | Efeitos da masculinidade hegemônica e do racismo sobre jovens negros: distorção idade-série de estudantes de uma escola municipal na cidade do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: