Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kozovits, Lauro Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Clua, Esteban Walter Gonzalez | - |
Autor(es): dc.contributor | Moratori, Patrick Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Farias, João Victor Simonassi | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Lucas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918643 | - |
Descrição: dc.description | A gestão de frequência nas instituições de ensino é uma atividade essencial, porém onerosa para os professores. O artigo 98 do regulamento dos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ressaltam a importância da frequência mínima para aprovação e como um indicador de engajamento e aproveitamento dos alunos. No entanto, o processo manual de registro de presença é suscetível a erros e fraudes, além de consumir um tempo valioso das aulas. Este trabalho propõe uma solução computacional para automatizar o registro de frequência utilizando tecnologias modernas, visando facilitar a gestão por parte dos professores e garantir a autenticidade das informações. A solução desenvolvida, chamada Aluno Presente foi projetado com base em entrevistas e análises do fluxo atual de registro de presenças, incorporando boas práticas de mercado para garantir escalabilidade e manutenção. Os principais benefícios incluem a otimização do tempo em sala de aula, maior segurança, confiabilidade dos registros e uma visão abrangente do desempenho dos alunos ao longo do período letivo. A implementação de técnicas de prevenção de fraude garante a autenticidade dos registros de presença. A solução consiste em um backend, um aplicativo web chamado Portal do Professor e uma aplicação móvel para os alunos. Esses componentes são versáteis, podendo ser aplicados em diversos cenários que exigem controle de frequência, além do ambiente acadêmico, e adaptados conforme as necessidades da instituição. | - |
Descrição: dc.description | Attendance management in educational institutions is an essential but costly activity for teachers. Article 98 of the regulations for undergraduate courses at the Universidade Federal Fluminense and the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) highlight the importance of minimum attendance for approval and as an indicator of student engagement and achievement. However, the manual process of recording attendance is susceptible to errors and fraud, as well as consuming valuable class time. This article proposes a computational solution to automate attendance recording using modern technologies, aiming to facilitate management by teachers and guarantee the authenticity of the information. The solution developed, called Aluno Presente, was designed based on interviews and analysis of the current flow of attendance records, incorporating good market practices to ensure scalability and maintenance. The main benefits include optimizing time in the classroom, greater security, reliability of records and a comprehensive view of student performance throughout the academic period. The implementation of fraud prevention techniques guarantees the authenticity of attendance records. The solution consists of a backend, a web application called Teacher Portal and a mobile application for students. These components are versatile and can be applied in different scenarios that require attendance control, in addition to the academic environment, and adapted according to the institution’s needs. | - |
Descrição: dc.description | 122 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de frequência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auditoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Custo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manutenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo móvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attendance management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Security | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cost | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maintenance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usability | - |
Título: dc.title | Aluno presente: gestão e conformidade nos dados de frequência estudantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: