Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Crissaff, Lhaylla dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Thiengo, Vladmir | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Natasha Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Beatriz Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34888 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918637 | - |
Descrição: dc.description | Os jogos possuem um grande potencial educativo quando usados em sala de aula porprofessores atentos a explorarem essa dimensão lúdica do aprendizado. Assim, o jogo Entre Pontos, inspirado no jogo comercial Entre Linhas, foi pensado para o contexto do ensino de plano cartesiano e outros conteúdos associados, utilizando o campo semântico das palavras envolvidas em cada eixo. O jogo foi produzido pela autora deste Trabalho de Conclusão de Curso e sua colega Larissa Gamboni. Por se tratar de um jogo cooperativo, ele traz novas reflexões sobre a dinâmica de jogar, e o que pode ser construído em equipe através dessa perspectiva de cooperação e não de competição. Este trabalho traz, principalmente, o relato da experiência das duas aplicações do jogo em escolas da rede municipal de Niterói (RJ). Os estudantes que participaram das aplicações responderam a um formulário de avaliação do jogo, em que a nota média que os alunos atribuíram à atividade foi superior a 9, o que confirma o referencial teórico sobre o uso dessa ferramenta em sala de aula. Uma das conclusões que esse trabalho nos permitiu foi ver como os jogos podem quebrar barreiras com a Matemática e fazer com que estudantes repensem seus conceitos sobre sua relação com a matéria. | - |
Descrição: dc.description | Games have a great educational potential when used in the classroom by attentive teachers who aim to explore this playful dimension of learning. Thus, the game "Entre Pontos," inspired by the commercial game "Entre Linhas," was designed for the context of teaching the Cartesian plane and other associated content, using the semantic field of the words involved in each axis. The game was produced by the author of this thesis and her colleague Larissa Gamboni. Being a cooperative game, it brings new reflections on the dynamics of playing and what can be built as a team through this perspective of cooperation rather than competition. This work primarily presents the account of the experience of the two applications of the game in municipal schools in Niterói (RJ). The students who participated in the applications answered a game evaluation form, in which the average score that the students attributed to the activity was above 9, confirming the theoretical framework on the use of this tool in the classroom. One of the conclusions that this work allowed us to draw was to see how games can break barriers with mathematics and make students rethink their concepts about their relationship with the subject | - |
Descrição: dc.description | 59 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos cooperativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Cartesiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperative Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartesian plane | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classroom | - |
Título: dc.title | Entre pontos, palavras, coordenadas e conceitos Matemáticos: relato de experiências didáticas com um Jogo educativo no ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: