Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Amanda Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Mata, Adriana Santos da | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Alessandra Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34725 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918633 | - |
Descrição: dc.description | Nesse relato, busca-se descrever e refletir sobre algumas experiências na Educação Infantil do Coluni/UFF, como bolsista do Programa Licenciaturas do projeto A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na Educação Infantil. A construção metodológica se apoia em registros escritos e fotográficos, debates e reuniões promovidos pelas orientadoras, além da observação sensível no contato com as crianças. Como referencial teórico, parte-se do conceito de autonomia de Freire (1996) e da concepção de criança das DCNEI (BRASIL, 2010). Conclui-se que o ambiente colaborativo e inclusivo favorece o desenvolvimento e a aprendizagem da autoconfiança, acolhimento e autonomia de todas as crianças. | - |
Formato: dc.format | 10 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Título: dc.title | “Deixa eu fazer, eu sabo!": práticas de autonomia na educação infantil do COLUNI/UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Relatório | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: