Educação Ambiental nas Unidades de Conservação e sua relação com as escolas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Jose Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorSilva, Janie Garcia da-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Rafaela da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:34:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:34:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34454-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918621-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho relata uma pesquisa qualitativa que investiga práticas de Educação Ambiental realizadas em uma Unidade de Conservação, as motivações que os funcionários apresentam para desenvolver tais práticas e as relações que se estabelecem entre o trabalho da Unidade de Conservação e as escolas que a visitam. A coleta de dados foi feita a partir de duas entrevistas semiestruturadas com uma guarda parque e um biólogo em um Parque Estadual. Os resultados apontam que tanto práticas realizadas no Parque como as concepções de Educação Ambiental dos técnicos se aproximam das macrotendências Conservacionistas e Pragmáticas. As escolas fazem um agendamento prévio para visitar o Parque e a equipe oferece uma rotina de atividades relacionadas às questões de preservação e de funcionamento do Parque. Há também a possibilidade de que a escola faça pedidos para a equipe do parque para desenvolver temas no formato de aula de campo.-
Descrição: dc.descriptionThis work reports qualitative research that investigates Environmental Education practices carried out in a Conservation Unit, the motivations that employees present for developing such practices and the relationships that are established between the work of the Conservation Unit and the schools that visit it. Data collection was carried out through two semi-structured interviews with a park ranger and a biologist in a State Park. The results indicate that both the practices carried out in the Park and the team's conceptions of Environmental Education are related to Conservationist and Pragmatic .macrotrends. Schools make prior arrangements to visit the Park and the team offers a routine of activities related to issues of preservation and operation of the Park. There is also the possibility that the school will make requests to the park team to develop themes in a field class format.-
Descrição: dc.description35 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMacrotendências-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de conservação-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectMacrotrends-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Palavras-chave: dc.subjectConservation units-
Título: dc.titleEducação Ambiental nas Unidades de Conservação e sua relação com as escolas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.