
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Jose Artur Barroso | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Janie Garcia da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonseca, Rafaela da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34454 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918621 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa que investiga práticas de Educação Ambiental realizadas em uma Unidade de Conservação, as motivações que os funcionários apresentam para desenvolver tais práticas e as relações que se estabelecem entre o trabalho da Unidade de Conservação e as escolas que a visitam. A coleta de dados foi feita a partir de duas entrevistas semiestruturadas com uma guarda parque e um biólogo em um Parque Estadual. Os resultados apontam que tanto práticas realizadas no Parque como as concepções de Educação Ambiental dos técnicos se aproximam das macrotendências Conservacionistas e Pragmáticas. As escolas fazem um agendamento prévio para visitar o Parque e a equipe oferece uma rotina de atividades relacionadas às questões de preservação e de funcionamento do Parque. Há também a possibilidade de que a escola faça pedidos para a equipe do parque para desenvolver temas no formato de aula de campo. | - |
| Descrição: dc.description | This work reports qualitative research that investigates Environmental Education practices carried out in a Conservation Unit, the motivations that employees present for developing such practices and the relationships that are established between the work of the Conservation Unit and the schools that visit it. Data collection was carried out through two semi-structured interviews with a park ranger and a biologist in a State Park. The results indicate that both the practices carried out in the Park and the team's conceptions of Environmental Education are related to Conservationist and Pragmatic .macrotrends. Schools make prior arrangements to visit the Park and the team offers a routine of activities related to issues of preservation and operation of the Park. There is also the possibility that the school will make requests to the park team to develop themes in a field class format. | - |
| Descrição: dc.description | 35 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Macrotendências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Unidade de conservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Macrotrends | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservation units | - |
| Título: dc.title | Educação Ambiental nas Unidades de Conservação e sua relação com as escolas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: