Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado, Bianca Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo junior, Maurício Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rafael Ferreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Carraco, Caio Locatelli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34386 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918615 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho exploratório busca compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o ciberespaço, no ensino de química, considerando o contexto das novas gerações. Os objetivos propostos envolvem desenvolver uma compreensão sobre o choque intergeracional provocado pelo avanço tecnológico e inserir o ciberespaço no ensino de química como recurso pedagógico. A metodologia adotada segue a abordagem exploratória, com levantamento bibliográfico sobre ciberespaço, cibercultura, ensino de química e novas gerações. Os resultados e discussões abordam a relação entre a Zona Proximal de Vygotsky e a cibercultura, analisando o impacto das novas gerações no contexto educacional. Destaca-se o papel do ciberespaço e como os professores incorporam essa ferramenta no processo de aprendizagem, iniciando com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Além disso, são exploradas estratégias para lecionar química às novas gerações.Na conclusão, ressalta-se a transformação educacional ao longo da história, especialmente nos últimos 20 anos, devido às tecnologias emergentes e ao ciberespaço. Destaca-se a necessidade de inovações pedagógicas, enfatizando a importância do ciberespaço no ensino de química. A pesquisa reforça a importância de estratégias inovadoras, promovendo a cooperação e a linguagem, para adequar a pedagogia à atual revolução cultural e de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | This exploratory study aims to comprehend the impact of information and communication technologies, especially cyberspace, on chemistry education, considering the context of new generations. The proposed objectives involve developing an understanding of the intergenerational clash caused by technological advances and integrating cyberspace into chemistry education as a pedagogical resource. The adopted methodology follows the exploratory approach, with a bibliographic survey on cyberspace, cyberculture, chemistry education, and new generations.Results and discussions address the relationship between Vygotsky's Zone of Proximal Development and cyberculture, analyzing the impact of new generations on the educational context. The role of cyberspace is highlighted, along with how teachers incorporate this tool into the learning process, starting with Information and Communication Technologies (ICTs). Additionally, strategies for teaching chemistry to new generations are explored. In the conclusion, the educational transformation throughout history is emphasized, especially in the last 20 years, due to emerging technologies and cyberspace. The need for pedagogical innovations is underscored, emphasizing the importance of cyberspace in chemistry education. The research reinforces the significance of innovative strategies, promoting cooperation and language, to adapt pedagogy to the current cultural and learning revolution. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciberespaço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas Gerações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberspace | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberculture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | New Generations | - |
Título: dc.title | Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: