
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chagas, Gisele Fonseca | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Patrícia Teixeira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bartel, Bruno Ferraz | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3492847404883055 | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Márcia Maia da Mota | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:34:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:34:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34150 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918608 | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação investiga os modos como pertencimentos étnicos e religiosos são mobilizados no contexto do ensino da língua portuguesa na aldeia (tabanca ou tabanka) muçulmana de Camassabai, localizada na cidade de Bafatá, na Guiné-Bissau. A análise baseiase em um estudo etnográfico realizado na Escola Evangélica Kairós, situada na mencionada aldeia, durante dois períodos entre os anos de 2016 e 2017, e posteriormente, de forma remota, nos anos de 2021 e 2022. Os principais interlocutores deste estudo foram os professores da escola. A autora compartilha sua trajetória pessoal e acadêmica relacionada à Guiné-Bissau, impulsionada pelo envolvimento de seu esposo em missões transculturais no país. A pesquisa envolveu viagens à Guiné-Bissau em 2016 e 2017, permitindo o acesso à Tabanca de Camassabai e a observação das dinâmicas nas escolas locais. A autora discute sua monografia de bacharelado em Antropologia, focada no ensino da língua portuguesa em Guiné- Bissau, considerando a diversidade linguística e étnica do país. Devido à pandemia de COVID- 19, seu plano de retomo em 2021 foi frustrado, levando-a a realizar entrevistas remotas com os interlocutores guineenses por meio das redes sociais digitais. O objetivo central da pesquisa é analisar como as fronteiras étnicas e religiosas se manifestam nos acordos e diálogos entre os promotores do projeto missionário cristão da Escola Kairós em Camassabai e os habitantes da aldeia muçulmana. | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation investigates how ethnic and religious affiliations are mobilized in the context of teaching the Portuguese language in the Muslim village (tabanca or tabanka) of Camassabai, located in the city of Bafatá, Guinea-Bissau. The analysis is based on an ethnographic study conducted at the Evangelical School Kairós, located in the mentioned village, during two periods between the years 2016 and 2017, and subsequently, remotely, in the years 2021 and 2022. The main interlocutors of this study were the teachers of the school. The author shares her personal and academic trajectory related to Guinea-Bissau, driven by her husband's involvement in crosscultural missions in the country. The research involved trips to Guinea-Bissau in 2016 and 2017, allowing access to the Tabanca of Camassabai and observation of the dynamics in local schools. The author discusses her undergraduate thesis in Anthropology, focused on teaching the Portuguese language in Guinea-Bissau, considering the country's linguistic and ethnic diversity. Due to the COVID-19 pandemic, her plan to return in 2021 was thwarted, leading her to conduct remote interviews with Guinean interlocutors through digital social networks. The central objective of the research is to analyze how ethnic and religious boundaries manifest in the agreements and dialogues between the promoters of the Christian missionary project of the Kairós School in Camassabai and the inhabitants of the Muslim village. | - |
| Descrição: dc.description | 169 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Restricted Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnicidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Religião | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transnacionalismo Religioso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Religião | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnicity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Religion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Religious Transnationalism | - |
| Título: dc.title | Em que língua escrever? Uma Etnografia de uma Escola Cristã em uma aldeia Muçulmana em Camassabai, Guiné-Bissau. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: