Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UTFPR Curitiba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Schifler, Jessica Augustin | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Saito, Olga Harumi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-28T19:04:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-28T19:04:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | recurso_educacional_Jessica_Schifler | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918574 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho, apresentamos a família dos números metálicos, destacando a fórmula geral para a sua obtenção. Entre os integrantes mais conhecidos estão os números de ouro e de prata, amplamente utilizados em áreas como artes, arquitetura, engenharia, música e literatura. Propomos um conjunto de atividades direcionadas para estudantes do 6o ano ao 9o ano, nas quais os números metálicos são introduzidos no estudo de frações, razões, proporções, polígonos regulares, números irracionais e equações quadráticas. As atividades combinam conteúdos matemáticos com o uso de tecnologias, como o software GeoGebra e Planilhas Google, e vídeos explicativos. A abordagem com os números metálicos, aliada às ferramentas tecnológicas, contribui para a contextualização dos temas abordados, incentivando os estudantes a aprofundar e discutir seus conhecimentos em matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3097 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdfa | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Média metálica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Polígonos regulares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Números irracionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planilhas Google | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de atividades com números metálicos utilizando instrumentos de desenho e geometria dinâmica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
recurso_educacional_Jessica_Schifler.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918574/2/recurso_educacional_Jessica_Schifler.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons