Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carlos Roberto Nardi da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | França, Hildegardo Seibert | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-26T18:01:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-26T18:01:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA_DIDÁTICA_SOBRE_INTERAÇÕES_INTERMOLECULARES_EMULSÕES_POR_MEIO_DE_COSMÉTICOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918506 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi desenvolvido com o objetivo de utilizar metodologias práticas para potencializar o ensino-aprendizagem, integrando teoria e prática no ensino de Química. A partir dos temas geradores - cosméticos, interações intermoleculares e didática - este material busca oferecer uma abordagem eficiente. O guia é estruturado em torno da realização de uma sequência didática através dos 3 Momentos Pedagógicos (3MP), permitindo um enriquecimento significativo do processo de ensino-aprendizagem. Esta estrutura facilita a livre reprodução, aperfeiçoamento e utilização didática por professores no Ensino Básico, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda e prática dos conceitos químicos. A metodologia proposta incentiva a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmica e colaborativa. Com atividades que vão desde a exploração de cosméticos até a investigação de interações intermoleculares, o guia proporciona uma experiência educacional rica e envolvente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,51 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interações intermoleculares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cosméticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tema gerador | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES: EMULSÕES POR MEIO DE COSMÉTICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons