PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS: UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-
Autor(es): dc.contributor.authorPINHEIRO, Lenilda de Matos; DOMINICK, Rejany dos Santos.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-26T15:27:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-26T15:27:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO - LENILDA DE MATOS PINHEIRO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918505-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo é fruto de reflexões que foram se dando ao longo da minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Tem como objeto de investigação a formação dos professores no contexto da diversidade e da inclusão, com foco nas demandas de práticas pedagógicas inclusivas na escola. E como produto, a oferta de formação online para docentes de algumas redes públicas. A pesquisa teve como objetivo realizar estudos visando a oferta de curso de formação continuada on-line para professores que trabalham com a diversidade de alunos hoje matriculados nas escolas e analisar as narrativas. O estudo se baseia nos princípios da pesquisa-ação e com a perspectiva da pesquisa-formação narrativa autobiográfica entrelaçada pela abordagem qualitativa e quantitativa para o direcionamento das ações, relato das experiências e das análises. O estudo aconteceu em três etapas: levantamento de algumas das legislações vigentes e acordos internacionais sobre inclusão e diversidade, leituras para identificação das inclusões a serem realizadas nas escolas, rodas de conversa para estudos teóricos, elaboração e aplicação de enquete, análise dos dados coletados e definição das temáticas da formação; organização e oferta de um curso de formação para os professores do ensino médio a partir do resultado da enquete e análise das narrativas selecionadas e categorizadas à luz do referencial teórico correspondente a cada uma delas. O curso foi realizado de forma síncrona através de rodas de conversa e assíncrona utilizando-se a plataforma virtual. Os resultados da enquete geral, assim como os da específica, apontaram que os professores associam a inclusão às pessoas com deficiência e elegeram a questão étnico-racial como temática de maior relevância para a formação. As narrativas demonstraram que as práticas dos professores incluem exclusões, principalmente nos ambientes que deveriam ser inclusivos. Dessa forma, os resultados expressam que já caminhamos bastante em direção a práticas inclusivas na escola, mas que ainda há necessidade de ampliarmos as escutas entre docentes, ampliando os diálogos e reflexões sobre as narrativas para identificar indícios e caminhos conjuntos para avançarmos em direção à efetivação dos direitos dos estudantes em situação de inclusão. Hoje, temos legislação que garante direitos, mas nem sempre as práticas pedagógicas e o currículo praticado nas escolas garantem os direitos das diferentes inclusões que precisam acontecer. Orientadora: Rejany dos Santos Dominick-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas Autobiográficas, Formação de Professores; Inclusão em Educação; Diversidade; Práticas Inclusivas.-
Título: dc.titlePRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS: UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Curso: dc.subject.courseCURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADO-
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