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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINHEIRO, Lenilda de Matos; DOMINICK, Rejany dos Santos. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-26T15:27:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-26T15:27:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO - LENILDA DE MATOS PINHEIRO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918505 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo é fruto de reflexões que foram se dando ao longo da minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Tem como objeto de investigação a formação dos professores no contexto da diversidade e da inclusão, com foco nas demandas de práticas pedagógicas inclusivas na escola. E como produto, a oferta de formação online para docentes de algumas redes públicas. A pesquisa teve como objetivo realizar estudos visando a oferta de curso de formação continuada on-line para professores que trabalham com a diversidade de alunos hoje matriculados nas escolas e analisar as narrativas. O estudo se baseia nos princípios da pesquisa-ação e com a perspectiva da pesquisa-formação narrativa autobiográfica entrelaçada pela abordagem qualitativa e quantitativa para o direcionamento das ações, relato das experiências e das análises. O estudo aconteceu em três etapas: levantamento de algumas das legislações vigentes e acordos internacionais sobre inclusão e diversidade, leituras para identificação das inclusões a serem realizadas nas escolas, rodas de conversa para estudos teóricos, elaboração e aplicação de enquete, análise dos dados coletados e definição das temáticas da formação; organização e oferta de um curso de formação para os professores do ensino médio a partir do resultado da enquete e análise das narrativas selecionadas e categorizadas à luz do referencial teórico correspondente a cada uma delas. O curso foi realizado de forma síncrona através de rodas de conversa e assíncrona utilizando-se a plataforma virtual. Os resultados da enquete geral, assim como os da específica, apontaram que os professores associam a inclusão às pessoas com deficiência e elegeram a questão étnico-racial como temática de maior relevância para a formação. As narrativas demonstraram que as práticas dos professores incluem exclusões, principalmente nos ambientes que deveriam ser inclusivos. Dessa forma, os resultados expressam que já caminhamos bastante em direção a práticas inclusivas na escola, mas que ainda há necessidade de ampliarmos as escutas entre docentes, ampliando os diálogos e reflexões sobre as narrativas para identificar indícios e caminhos conjuntos para avançarmos em direção à efetivação dos direitos dos estudantes em situação de inclusão. Hoje, temos legislação que garante direitos, mas nem sempre as práticas pedagógicas e o currículo praticado nas escolas garantem os direitos das diferentes inclusões que precisam acontecer. Orientadora: Rejany dos Santos Dominick | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas Autobiográficas, Formação de Professores; Inclusão em Educação; Diversidade; Práticas Inclusivas. | - |
Título: dc.title | PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS: UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Curso: dc.subject.course | CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação CMPDI - Lenilda de Matos Pinheiro - 23-09-2024.pdf | 4,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918505/2/Dissertação CMPDI - Lenilda de Matos Pinheiro - 23-09-2024.pdfDownload |
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