Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maza, Luis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-24T14:42:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-24T14:42:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Fernando e Luis | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918503 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos uma sequência didática a ser implementada em dez aulas para o Ensino Fundamental Anos Finais sobre o ensino de cálculo de áreas de polígonos com o auxílio do software GeoGebra. Iniciamos com uma breve introdução ao software, trazendo um passo a passo de instalação, bem como os comandos básicos que iremos utilizar durante as aulas. No segundo momento propomos uma estrategia dinâmica para o ensino de localização no plano cartesiano. Em seguida apresentamos uma discusão analitica sobre o cálculo de área de polígonos como função dos seus vértice. Concluímos com uma seção de carater avaliativo que sugere comparar soluções de exercícios sobre cálculo de áreas obtidas através do método analítico com as fornecidas pelo software GeoGebra. Esta sequência didática tem referência da dissertação de mestrado do Profmat do primeiro autor, sob a orientação do segundo autor, que pode ser encontrada no sítio do Profmat na internet. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | O CÁLCULO DE ÁREAS DE POLÍGONOS NUMA ABORDAGEM DINÂMICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto.Luis e Fernando.pdf | 4.11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918503/2/Produto.Luis e Fernando.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons