PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Uma proposta de formação docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense-
Autor(es): dc.contributor.authorWaldhelm, Fabiane Aparecida; Dominick, Rejany dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-24T13:42:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-24T13:42:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherPRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Uma proposta de formação docente-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918502-
Resumo: dc.description.abstractDissertação submetida à Universidade Federal Fluminense para obtenção do grau de Mestre em Diversidade e Inclusão. Orientador(es): Dra. Rejany dos Santos Dominick Apesar da crescente discussão sobre diversidade e inclusão na sociedade e na literatura acadêmica, muitas práticas pedagógicas ainda se mantêm rígidas e uniformes, falhando em atender às diversas habilidades, interesses e experiências dos alunos. Além disso, essa temática, muitas vezes, é relacionada apenas à educação especial, o que limita a compreensão de sua importância para todos os estudantes. Este estudo surgiu da necessidade de repensar a formação docente, explorando novas estratégias pedagógicas que celebrem a diversidade. Nesse contexto, foram investigados os princípios da Pedagogia Waldorf, com o objetivo de identificar elementos que possam auxiliar os educadores a atuarem de maneira mais equitativa frente à pluralidade presente nas escolas contemporâneas. A pesquisa dialogou com as teorias e metodologias de diversos autores, como Steiner (fundador da Pedagogia Waldorf), Lanz, Freire, Stainback e Stainback, Foucault, Nóvoa, entre outros. O produto desse estudo foi um curso online de formação continuada destinado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Nova Friburgo e de outras redes interessadas. A estratégia adotada foi a roda de conversa, com foco principal na narrativa autobiográfica dos docentes, o que permitiu um movimento contínuo e dialético de ação-reflexão-ação. Essa metodologia foi escolhida para criar um espaço onde diálogos e experiências pudessem ser compartilhados, visando promover práticas pedagógicas mais humanizadas por meio da reflexão sobre suas próprias experiências de inclusão e exclusão. O estudo concluiu que as práticas da Pedagogia Waldorf, quando adequadamente adaptadas aos diversos contextos educacionais, podem contribuir para a construção de uma educação que respeite as diferenças individuais e promova a igualdade dentro da diversidade que caracteriza nossa sociedade.-
Tamanho: dc.format.extent4,79 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente, Inclusão em educação, Diversidade, Pedagogia Waldorf, Narrativa autobiográfica.-
Título: dc.titlePRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Uma proposta de formação docente-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Diversidade e Inclusão-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de dissertação-
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