
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Waldhelm, Fabiane Aparecida; Dominick, Rejany dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-24T13:42:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-24T13:42:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Uma proposta de formação docente | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918502 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Dissertação submetida à Universidade Federal Fluminense para obtenção do grau de Mestre em Diversidade e Inclusão. Orientador(es): Dra. Rejany dos Santos Dominick Apesar da crescente discussão sobre diversidade e inclusão na sociedade e na literatura acadêmica, muitas práticas pedagógicas ainda se mantêm rígidas e uniformes, falhando em atender às diversas habilidades, interesses e experiências dos alunos. Além disso, essa temática, muitas vezes, é relacionada apenas à educação especial, o que limita a compreensão de sua importância para todos os estudantes. Este estudo surgiu da necessidade de repensar a formação docente, explorando novas estratégias pedagógicas que celebrem a diversidade. Nesse contexto, foram investigados os princípios da Pedagogia Waldorf, com o objetivo de identificar elementos que possam auxiliar os educadores a atuarem de maneira mais equitativa frente à pluralidade presente nas escolas contemporâneas. A pesquisa dialogou com as teorias e metodologias de diversos autores, como Steiner (fundador da Pedagogia Waldorf), Lanz, Freire, Stainback e Stainback, Foucault, Nóvoa, entre outros. O produto desse estudo foi um curso online de formação continuada destinado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Nova Friburgo e de outras redes interessadas. A estratégia adotada foi a roda de conversa, com foco principal na narrativa autobiográfica dos docentes, o que permitiu um movimento contínuo e dialético de ação-reflexão-ação. Essa metodologia foi escolhida para criar um espaço onde diálogos e experiências pudessem ser compartilhados, visando promover práticas pedagógicas mais humanizadas por meio da reflexão sobre suas próprias experiências de inclusão e exclusão. O estudo concluiu que as práticas da Pedagogia Waldorf, quando adequadamente adaptadas aos diversos contextos educacionais, podem contribuir para a construção de uma educação que respeite as diferenças individuais e promova a igualdade dentro da diversidade que caracteriza nossa sociedade. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,79 MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente, Inclusão em educação, Diversidade, Pedagogia Waldorf, Narrativa autobiográfica. | - |
| Título: dc.title | PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Uma proposta de formação docente | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação de Mestrado Fabiane A Waldhelm.pdf | PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Uma proposta de formação docente PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Uma proposta de formação docente | 4,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918502/2/Dissertação de Mestrado Fabiane A Waldhelm.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons