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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DA SILVA, Allana Karine Aureliano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRETE, Rodrigo Bozi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-20T16:06:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-20T16:06:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Allana Karine Aureliano da Silva.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918458 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação inclusiva dos discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrenta vários desafios, dentre eles está a falta de conhecimento da comunidade escolar para lidar com as situações específicas do transtorno e a necessidade de formação inicial e continuada dos docentes. O presente estudo se dedicou a compreender como se estabelece o processo de inclusão escolar dos estudantes com TEA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Campus Aracaju e, para tanto, buscou-se responder a três objetivos específicos: refletir sobre a importância da educação inclusiva no contexto da Educação Profissional e Tecnológica – EPT; analisar a percepção do discente com TEA e dos profissionais em educação sobre o autismo e sobre os fatores que interferem no processo de inclusão e, como produto educacional, realizar uma oficina pedagógica com futuros docentes para ampliação do conhecimento sobre o TEA e sobre as possíveis práticas pedagógicas que favorecem o processo de inclusão dos discentes com TEA na Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada, utilizando-se para análise de dados a Análise de Discurso de Orlandi, a partir do estabelecimento das categorias: TEA e inclusão; Educação inclusiva na EPT e Formação de professores e Práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados da pesquisa demonstraram a necessidade de ampliação do conhecimento sobre o TEA e sobre a importância da educação inclusiva; a identificação da relação direta entre os princípios da EPT e os da educação inclusiva, sobretudo no tocante à integralidade e a formação para vida; além de demonstrar a importância da formação inicial e continuada do docente. Espera-se, portanto, que a presente pesquisa, por meio da reaplicação da oficina educativa, contribua de maneira significativa para melhor compreensão do processo de inclusão escolar do discente com TEA e, sobretudo, forneça subsídio para o fomento do pensamento crítico e reflexivo sobre as possíveis práticas educativas capazes de promover a inclusão por meio do compromisso coletivo, acolhimento das singularidades e respeito às diferenças. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 39,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espetro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Educativas na EPT | pt_BR |
Título: dc.title | O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA INCLUSÃO ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica de Sergipe - PROFEPT IFS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação - Allana Karine Aureliano da Silva.pdf | Dissertação de Mestrado PROFEPT-IFS | 40,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918458/2/Dissertação - Allana Karine Aureliano da Silva.pdfDownload |
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