O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA INCLUSÃO ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDA SILVA, Allana Karine Aureliano-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, Rodrigo Bozi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-20T16:06:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-20T16:06:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Allana Karine Aureliano da Silva.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918458-
Resumo: dc.description.abstractA educação inclusiva dos discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrenta vários desafios, dentre eles está a falta de conhecimento da comunidade escolar para lidar com as situações específicas do transtorno e a necessidade de formação inicial e continuada dos docentes. O presente estudo se dedicou a compreender como se estabelece o processo de inclusão escolar dos estudantes com TEA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Campus Aracaju e, para tanto, buscou-se responder a três objetivos específicos: refletir sobre a importância da educação inclusiva no contexto da Educação Profissional e Tecnológica – EPT; analisar a percepção do discente com TEA e dos profissionais em educação sobre o autismo e sobre os fatores que interferem no processo de inclusão e, como produto educacional, realizar uma oficina pedagógica com futuros docentes para ampliação do conhecimento sobre o TEA e sobre as possíveis práticas pedagógicas que favorecem o processo de inclusão dos discentes com TEA na Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada, utilizando-se para análise de dados a Análise de Discurso de Orlandi, a partir do estabelecimento das categorias: TEA e inclusão; Educação inclusiva na EPT e Formação de professores e Práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados da pesquisa demonstraram a necessidade de ampliação do conhecimento sobre o TEA e sobre a importância da educação inclusiva; a identificação da relação direta entre os princípios da EPT e os da educação inclusiva, sobretudo no tocante à integralidade e a formação para vida; além de demonstrar a importância da formação inicial e continuada do docente. Espera-se, portanto, que a presente pesquisa, por meio da reaplicação da oficina educativa, contribua de maneira significativa para melhor compreensão do processo de inclusão escolar do discente com TEA e, sobretudo, forneça subsídio para o fomento do pensamento crítico e reflexivo sobre as possíveis práticas educativas capazes de promover a inclusão por meio do compromisso coletivo, acolhimento das singularidades e respeito às diferenças.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent39,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espetro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativas na EPTpt_BR
Título: dc.titleO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA INCLUSÃO ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica de Sergipe - PROFEPT IFSpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons