PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: A CULTURA REGIONAL, A DANÇA E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM DIÁLOGO NO ENSINOFUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Raquel Meneses de-
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO, Irene da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-18T20:47:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-18T20:47:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
identificador: dc.identifier.otherProduto Raquel M. de Limapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918412-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. A Dissertação de Mestrado intitulada “A dança e a cultura regional nas aulas de educação física e sua contribuição para ampliação do conhecimento dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental” forneceu os dados necessários para que fosse produzido o produto educacional “Prática interdisciplinar: a cultura regional, a dança e as áreas do conhecimento em diálogo no ensino fundamental” cujo objetivo é oferecer subsídios aos educadores para que desenvolvam práticas unindo as disciplinas do Ensino Fundamental num trabalho, não apenas interdisciplinarmente, mas, multidisciplinarmente, articulando a Dança e outras áreas do saber. Na Educação Física, a Dança aparece como uma unidade temática que explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes integradas a coreografias (Brasil, 2018). Sendo assim, entendemos ser fundamental oferecer subsídios por meio de material didático numa perspectiva interdisciplinar que aborde a dança e elementos regionais, já que o tema pode ser explorado em diferentes situações na escola. Para exemplificar, partimos de temas regionais e populares que podem ser explorados com a finalidade de ampliar a visão de professores que atuam nos anos iniciais do EF e de seus alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1124 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectdançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcultura regionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticaspt_BR
Título: dc.titlePRÁTICA INTERDISCIPLINAR: A CULTURA REGIONAL, A DANÇA E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM DIÁLOGO NO ENSINOFUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientação da Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons