Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fenerich, Lúcia Marestone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-18T21:17:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-18T21:17:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Lucia Federich | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918393 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa objetiva analisar a presença e a participação das mulheres nas narrativas dos livros didáticos de História para o Ensino Médio, bem como elas estão neles representadas a partir das perspectivas do conceito de representação proposto por Roger Chartier (1990) e Sandra Jatahy Pesavento (2012). Intenciona também promover a reflexão e o debate em sala de aula acerca das representações, dos representados, das intencionalidades dos processos de construção do imaginário social, do questionamento e da desnaturalização destes enquadramentos dos espaços sociais tão profundamente arraigados no imaginário coletivo. Uma reflexão ancorada no não-protagonismo feminino, mas cuja compreensão permitirá aos professores e estudantes do Ensino Médio uma ampla conexão com as demandas de outros grupos silenciados pelas narrativas tradicionais. As estratégias metodológicas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base em material já elaborado, construído principalmente de livros e artigos científicos (Gil, 2002) e as fontes analisadas foram as apostilas de História do Sistema Estruturado de Ensino para o Ensino Médio, Sistema Maxi de Ensino, Fundação Getúlio Vargas, SEDUC – MT, 2023. O produto final da pesquisa foi a elaboração de um material paradidático intitulado de Mulheres infames – as histórias que não te contaram, apresentando algumas mulheres apagadas e invisibilizadas nas narrativas dos livros didáticos e na própria História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12.9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Livros didáticos; Sistema Estruturado de Ensino; Ensino médio; Representação das mulheres. | pt_BR |
Título: dc.title | As histórias que não te contaram – a representação das mulheres nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino para o ensino médio em Mato Grosso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Lucia.pdf | 13,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918393/2/Dissertacao_Lucia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons