As histórias que não te contaram – a representação das mulheres nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino para o ensino médio em Mato Grosso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFenerich, Lúcia Marestone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-18T21:17:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-18T21:17:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Lucia Federichpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918393-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa objetiva analisar a presença e a participação das mulheres nas narrativas dos livros didáticos de História para o Ensino Médio, bem como elas estão neles representadas a partir das perspectivas do conceito de representação proposto por Roger Chartier (1990) e Sandra Jatahy Pesavento (2012). Intenciona também promover a reflexão e o debate em sala de aula acerca das representações, dos representados, das intencionalidades dos processos de construção do imaginário social, do questionamento e da desnaturalização destes enquadramentos dos espaços sociais tão profundamente arraigados no imaginário coletivo. Uma reflexão ancorada no não-protagonismo feminino, mas cuja compreensão permitirá aos professores e estudantes do Ensino Médio uma ampla conexão com as demandas de outros grupos silenciados pelas narrativas tradicionais. As estratégias metodológicas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base em material já elaborado, construído principalmente de livros e artigos científicos (Gil, 2002) e as fontes analisadas foram as apostilas de História do Sistema Estruturado de Ensino para o Ensino Médio, Sistema Maxi de Ensino, Fundação Getúlio Vargas, SEDUC – MT, 2023. O produto final da pesquisa foi a elaboração de um material paradidático intitulado de Mulheres infames – as histórias que não te contaram, apresentando algumas mulheres apagadas e invisibilizadas nas narrativas dos livros didáticos e na própria História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12.9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história; Livros didáticos; Sistema Estruturado de Ensino; Ensino médio; Representação das mulheres.pt_BR
Título: dc.titleAs histórias que não te contaram – a representação das mulheres nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino para o ensino médio em Mato Grossopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons