Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Jessica Schisler, Ricardo Robinson Campomanes Santana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-16T21:08:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-16T21:08:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estudo da vazão de fluido na lateral de um cilindro: Uma Proposta de Ensino por Investigação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918347 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional apresenta um material para professores de Física do Ensino Médio, no qual proponho uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) de uma situação-problema experimental para determinar a vazão de fluido na lateral de um cilindro de plástico. A vazão volumétrica se entende pela medida do volume do fluido que escoa através de uma dada área em determinado intervalo de tempo. Os materiais a serem utilizados na aplicação deste produto educacional serão de baixo custo e de fácil acesso. A SEI partirá do uso consciente da água como o ponto inicial. Este produto educacional intitulado “Estudo da vazão de um fluido na lateral de um cilindro: uma proposta de Ensino por Investigação”, está vinculado à dissertação “Ensino por Investigação: Estudo da vazão de fluido na lateral de um cilindro aplicado ao Ensino Médio.” Espera-se que esse material possa contribuir com as aulas de Física, favorecendo o desenvolvimento e o aprendizagem dos alunos que participarão da aplicação desta Sequência de Ensino Investigativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da Natureza | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física | pt_BR |
Título: dc.title | Estudo da vazão de fluido na lateral de um cilindro: Uma Proposta de Ensino por Investigação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JESSICA_PE_2023.pdf | Estudo da vazão de fluido na lateral de um cilindro: Uma Proposta de Ensino por Investigação | 818,18 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918347/2/JESSICA_PE_2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons