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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pina, Josáfat | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-10T21:47:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-10T21:47:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PINA, J. B. DISSERTAÇÃO - PATRIMÔNIO, DIDÁTICA DA HISTÓRIA E AULA DE CAMPO NO CENTRO HISTÓRICO DE PIREN | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918185 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho propõe investigar a potencialidade do centro histórico da cidade de Pirenópolis, Goiás, como recurso educativo para o ensino da História Regional a partir da aula de campo e a criação de uma didática própria que possa promover o desenvolvimento da consciência histórica. A cidade é mundialmente conhecida por abrigar o berço da cultura goiana em suas tradições que remontam o século XIX, as famosas cavalhadas e o primeiro Jornal do Estado de Goiás – Matutina Meiapontense. Tombada a partir de 1985, a cidade oferece possibilidade didática de interpretação do passado a partir do patrimônio colonial conservado. O uso da didática da História se torna importante no processo de construção de metodologia capaz de integrar o patrimônio cultural ao ensino de história em diferentes locais. A pesquisa tem como referência textos de Helena Pinto em sua experiência desenvolvida na cidade de Guimarães, em Portugal, e o alemão Jörn Rüsen que parte da discussão a respeito da didática da história e o desenvolvimento da consciência histórica. A BNCC, os PCNs, e o DC-GO Ampliado do Estado de Goiás foram essenciais para o desenvolvimento da pesquisa. A partir da prática de outros tempos nesse mesmo espaço permitiu elaborar um roteiro histórico destinado a estudantes da educação básica em uma escola pública na cidade de Anápolis. O processo metodológico contou com aulas históricas, aulas-oficina as quais tiveram a função de preparar os alunos para a aula de campo. Durante a aula histórica trabalhou-se conceitos sobre Educação Patrimonial. A pesquisa apresenta uma discussão teórica a respeito do uso do patrimônio e sua contribuição para o ensino de história, as quais se dão em aulas de campo no polígono tombado pelo IPHAN, sem, contudo, deixar de dar ênfase a vozes silenciadas como indígenas e negros que sofreram com a ocupação do espaço geográfico pelos bandeirantes durante a exploração de ouro em Goiás. Nessa perspectiva apresenta uma discussão teórica que relaciona a aula de campo como metodologia para o ensino de história de Goiás utilizando a cidade de Pirenópolis para o desenvolvimento de uma construção crítica por meio do contato com o patrimônio histórico, sem, contudo, aceitar o que está posto como oficial, promovendo o protagonismo entre os alunos a partir de um ensino de história que pode ampliar e desenvolver a capacidade crítica dos alunos sobre a história de seu Estado. A pesquisa defende práticas inovadoras para o ensino de história por meio da aula de campo, como forma de resistência ao ensino tradicional que perpetua nas escolas brasileiras. Por fim, apresenta um caderno pedagógico intitulado “Trieiro”, o qual traz, além do percurso no centro histórico dos pontos a serem visitados, a proposta de criação de oficinas sobre patrimônio e educação pela experiência, além de orientações pedagógicas importantes para o desenvolvimento de uma aula de campo segura e prazerosa pensada para os anos finais do ensino fundamental e médio, quando se trabalha a História de Goiás. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 16.179 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Didática da História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aula de Campo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pirenópolis | pt_BR |
| Título: dc.title | PATRIMÔNIO, DIDÁTICA DA HISTÓRIA E AULA DE CAMPO NO CENTRO HISTÓRICO DE PIRENÓPOLIS - GOIÁS: UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profhistória - Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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