Descomplicando a Cota

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMedeiros, Darlene Honório-
Autor(es): dc.contributor.authorBrancher, Vantoir Roberto-
Autor(es): dc.contributor.authorAuler, Neiva Maria Frizon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-10T11:52:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-10T11:52:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-13-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918180-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional em questão é um podcast denominado "Descomplicando as Cotas", aliado a publicações em uma conta específica no Instagram, que visa disseminar informações cruciais sobre as cotas raciais no contexto dos Institutos Federais, facilitando o acesso dos estudantes do ensino fundamental, especialmente aqueles que estão concluindo essa etapa escolar e são potenciais candidatos às vagas por cotas. Esse produto foi desenvolvido com base nos apontamentos realizados em entrevistas qualitativas semiestruturadas com membros atuais e ex-membros das comissões de heteroidentificação do Instituto Federal, utilizando o método snowball para identificar novos participantes relevantes. Os objetivos específicos incluem: compreender o conceito de produto educacional e sua importância dentro de um mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, evidenciando seu papel como ferramenta de transformação social; investigar como o uso de mídias sociais como Instagram, juntamente com o formato podcast, pode potencializar a disseminação de informações para um público jovem, promovendo uma comunicação mais direta e eficaz; analisar por que a elaboração de um produto educacional voltado para estudantes que buscam ingressar em Institutos Federais via cotas é uma estratégia relevante para melhorar o entendimento e o acesso às vagas por meio dessa política pública; discutir os possíveis impactos de um podcast informativo na ampliação do conhecimento sobre o sistema de cotas, refletindo em uma maior procura por essas vagas e, consequentemente, no aumento da inclusão de estudantes pretos e pardos no ensino profissional técnico, tecnológico e superior.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de Cotas Étnico-Raciais; Heteroidentificação; Educação Profissional e Tecnológica, Podcast Educacional; Produto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleDescomplicando a Cotapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons