A Batalha do Livramento: ensino de história e conflitos agrários na Terra Indígena Alto Rio Guamá - TIARG (1990- 2024).

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Álvaro Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-09T18:47:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-09T18:47:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherAlvaroGomesdeSousa_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918172-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo discute conflitos agrários que envolvem a Terra Indígena Alto Rio Guamá – TIARG e os sujeitos que a compõe, em especial, os indígenas Tembé da aldeia Jacaré. Percebe-se que os conflitos agrários marcaram e marcam atualmente um campo de existência e de resignificações para o povo Tembé em relação à conquista da terra. De forma mais específica, é analisada a Batalha do Livramento e, a partir de experiências no Ensino de História, discutem-se as lutas agrárias na conquista da terra e as abordagens deste tema dentro da sala de aula na Educação Básica. A Batalha do Livramento foi um conflito armado entre indígenas Tembé e posseiros que ocupavam a Terra Indígena Alto Rio Guamá, ocorrido na década de 90, tendo seu ápice em 1996, quando um grupo de mais de 70 indivíduos, indígenas da etnia Tembé, Timbira, Ka´apor, Guajajara e não indígenas, foram aprisionados por fazendeiros e posseiros durante três dias, submetidos à tortura e à falta de condições mínimas de sobrevivência, sendo somente resgatados pela Polícia Federal na Vila do Livramento, município de Garrafão do Norte. Deste modo, levantamos a bibliografia sobre o tema e desenvolvemos a pesquisa a partir das experiências docentes em sala de aula em comunidade indígena, bem como dos relatos dos sujeitos que vivenciaram e/ou rememoram aqueles acontecimentos que conformam um momento histórico importante na região e relevante para o trabalho no Ensino de História. A pesquisa se desenvolve a partir de entrevistas gravadas pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre a importância de se discutir os conflitos agrários para o Povo Tembé, além de entrevistas com os indivíduos que participaram do conflito, cruzando com referências bibliográficas pertinentes ao tema. Como resultado da pesquisa, propõe-se um material paradidático sobre O Povo Tembé e os Conflitos Agrários, que poderá ser utilizado tanto por professores indígenas, como não indígenas, sobretudo nas aulas de história, discutindo-se o ensino escolar indígena na região nordeste do Estado do Pará na Amazônia Contemporânea, valorizando a história do Povo Tembé.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,59 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Conflitos Agrários; Educação Escolar Índígena; Povo Tembé; Memória; Alto Rio Guamá.pt_BR
Título: dc.titleA Batalha do Livramento: ensino de história e conflitos agrários na Terra Indígena Alto Rio Guamá - TIARG (1990- 2024).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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