A geometria do táxi como ferramenta didática no ensino de Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorViana, Samir Borges-
Autor(es): dc.contributor.authorGalves, Ana Paula Tremura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-06T02:13:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-06T02:13:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-
identificador: dc.identifier.otherA geometria do taxi como ferramenta didatica no ensino de matematicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918038-
Resumo: dc.description.abstractA sequência didática proposta visa ensinar conceitos da geometria, com ênfase na geometria do táxi e das cônicas, para estudantes do Ensino Médio, utilizando o sistema de coordenadas cartesianas e a distância do táxi como contexto. A sequência é composta por três atividades interativas que envolvem o uso de recursos manipulativos, como o Geoplano e o software GeoGebra, e abordam situações cotidianas, como a determinação da distância de entrega de uma pizzaria. As atividades promovem o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a comparação entre a geometria euclidiana e a geometria do táxi. Os pré-requisitos incluem conhecimentos de álgebra, geometria e cálculo de distâncias. A sequência didática é voltada para o desenvolvimento de competências matemáticas de forma lúdica e contextualizada, favorecendo o aprendizado ativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1620 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria do táxipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCônicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias no ensinopt_BR
Título: dc.titleA geometria do táxi como ferramenta didática no ensino de Matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons