Uma Sequência Didática para o Ensino de MMC e MDC

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Artur Lira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-05T20:38:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-05T20:38:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
identificador: dc.identifier.otherUma Sequência Didática para o Ensino de MMC e MDCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918036-
Resumo: dc.description.abstractAs pesquisas acadêmicas e as percepções de professores de Matemática mostram que os estudantes apresentam dificuldades na referida disciplina. Diante disso, esta pesquisa tenta contribuir para o ensino e a aprendizagem do componente curricular em questão, com foco nos conteúdos mínimo múltiplo comum (mmc) e máximo divisor comum (mdc). O problema de pesquisa a ser respondido é “que contribuições a utilização de uma sequência didática, elaborada segundo o modelo das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARCs), traz para o processo de ensino e aprendizagem de mmc e mdc realizado com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental?”. Foi estabelecido como objetivo para este trabalho analisar as contribuições para o ensino e a aprendizagem de mmc e mdc resultantes do uso de uma sequência didática baseada em Cabral (2017). Como aportes teóricos e metodológicos, abordou-se a teoria Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky (1984), a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (2008), a estrutura de sequência didática de Cabral (2017), a Análise Microgenética, segundo Góes (2000), e a Análise do Discurso, segundo Mortimer e Scott (2002). Discorreu-se também sobre trabalhos acadêmicos já realizados sobre o ensino dos referidos conteúdos matemáticos escolares, sobre pesquisa de campo feita com docentes, bem como realizada com estudantes egressos do 7º ano. Com base nas pesquisas de campo e sobre os próprios objetos matemáticos em questão, foi elaborada uma sequência didática com o objetivo de ensinar esses conteúdos de forma dinâmica e na qual o educando construa o próprio conhecimento de forma gradual e reflexiva. Por fim, a sequência foi aplicada e avaliada utilizando a Análise Microgenética e a Análise do Discurso. Os resultados da pesquisa mostraram que durante o uso do material didático construído houve indícios de aprendizagem pelos educandos, a qual se deu mediante construções de reflexões e hipóteses; que a relação professor/aluno/saber foi enriquecida com mais dinamismo nas aulas, interações e ajuda mútua entre os estudantes; e que houve a intensificação da criação de zonas de desenvolvimento proximais nos alunos. Portanto, a sequência didática é válida para ser usada por outros professores, estando estes atentos às demandas específicas de suas respectivas turmas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent929pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria das Situações Didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMMC e MDCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleUma Sequência Didática para o Ensino de MMC e MDCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais