Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Artur Lira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-05T20:38:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-05T20:38:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma Sequência Didática para o Ensino de MMC e MDC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918036 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As pesquisas acadêmicas e as percepções de professores de Matemática mostram que os estudantes apresentam dificuldades na referida disciplina. Diante disso, esta pesquisa tenta contribuir para o ensino e a aprendizagem do componente curricular em questão, com foco nos conteúdos mínimo múltiplo comum (mmc) e máximo divisor comum (mdc). O problema de pesquisa a ser respondido é “que contribuições a utilização de uma sequência didática, elaborada segundo o modelo das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARCs), traz para o processo de ensino e aprendizagem de mmc e mdc realizado com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental?”. Foi estabelecido como objetivo para este trabalho analisar as contribuições para o ensino e a aprendizagem de mmc e mdc resultantes do uso de uma sequência didática baseada em Cabral (2017). Como aportes teóricos e metodológicos, abordou-se a teoria Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky (1984), a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (2008), a estrutura de sequência didática de Cabral (2017), a Análise Microgenética, segundo Góes (2000), e a Análise do Discurso, segundo Mortimer e Scott (2002). Discorreu-se também sobre trabalhos acadêmicos já realizados sobre o ensino dos referidos conteúdos matemáticos escolares, sobre pesquisa de campo feita com docentes, bem como realizada com estudantes egressos do 7º ano. Com base nas pesquisas de campo e sobre os próprios objetos matemáticos em questão, foi elaborada uma sequência didática com o objetivo de ensinar esses conteúdos de forma dinâmica e na qual o educando construa o próprio conhecimento de forma gradual e reflexiva. Por fim, a sequência foi aplicada e avaliada utilizando a Análise Microgenética e a Análise do Discurso. Os resultados da pesquisa mostraram que durante o uso do material didático construído houve indícios de aprendizagem pelos educandos, a qual se deu mediante construções de reflexões e hipóteses; que a relação professor/aluno/saber foi enriquecida com mais dinamismo nas aulas, interações e ajuda mútua entre os estudantes; e que houve a intensificação da criação de zonas de desenvolvimento proximais nos alunos. Portanto, a sequência didática é válida para ser usada por outros professores, estando estes atentos às demandas específicas de suas respectivas turmas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 929 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria das Situações Didáticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | MMC e MDC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Uma Sequência Didática para o Ensino de MMC e MDC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ARTUR LIRA DOS SANTOS - Dissertação.pdf | 928,99 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918036/1/ARTUR LIRA DOS SANTOS - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: