Orientação Profissional: Trilhada pelo mundo do trabalho e das escolhas profissionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas Linhares, Susiane-
Autor(es): dc.contributor.authorSaraiva Dantas, Aleksandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-05T19:51:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-05T19:51:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-14-
identificador: dc.identifier.otherGuia didático de Orientação Profissionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918033-
Resumo: dc.description.abstractA presente cartilha é o resultado da elaboração do produto educacional decorrente da dissertação intitulada "Orientação Profissional e suas Contribuições para a Formação Humana e Escolhas Profissionais dos Estudantes do Ensino Médio Integrado" da linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica" do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró. Seu propósito é promover uma formação humana integral e emancipadora. O Produto Educacional (PE) desenvolvido a partir deste estudo recebe o título de "Orientação Profissional: Trilhado pelo Mundo do Trabalho e das Escolhas Profissionais" e tem como público-alvo os discentes do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFCE. As oficinas foram estruturadas em quatro encontros presenciais, cada um com duração de duas horas, e abrangem as seguintes temáticas: 1. " O Desafio: Eu Escolher?", 2. "Trilha do EUx Minhas escolhas", 3. "Mundo do Trabalho", e 4. "Mundo das Profissões". O documento foi elaborado, avaliado e validado junto aos estudantes do Ensino Médio Integrado nos cursos técnicos do IFCE - Campus Fortaleza. O itinerário formativo deste documento consiste em oficinas pedagógicas projetadas para favorecer o processo de escolha profissional dos participantes, esclarecendo os intricados elementos do mundo do trabalho, do autoconhecimento e do futuro profissional. A proposta visa atuar como uma ferramenta de apoio à prática pedagógica dos estudantes do Ensino Médio Integrado. O contexto educativo do Ensino Médio Integrado demanda a integração entre os saberes teóricos e sua aplicação prática, possibilitando maior engajamento, assimilação do conhecimento e desenvolvimento da consciência crítica dos educandos. Nesse sentido, a proposta fundamenta-se nas oficinas pedagógicas de orientação profissional como recurso pedagógico para as escolhas profissionais, tornando-se uma ferramenta que potencializa a interconexão entre a aprendizagem significativa e a promoção das inteligências múltiplas, embasadas na teoria e na prática. Dessa forma, as oficinas são estruturadas para serem facilitadoras de afetos, trocas de experiências, respeito mútuo e na criação de amplos espaços de diálogo, promovendo autonomia e o exercício da cidadania entre educadores e educandos. O produto educacional aqui apresentado tem como princípio servir como um recurso para os educadores no aprimoramento da prática educativa, auxiliando no processo de escolha profissional dos estudantes e esclarecendo os complexos aspectos do mundo do trabalho, do autoconhecimento e do futuro profissional de nossa juventude.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOficina de orientação profissional;trabalho; Oficinas Pedagogicas;trabalho;educação profissionalpt_BR
Título: dc.titleOrientação Profissional: Trilhada pelo mundo do trabalho e das escolhas profissionaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional- Dissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons