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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ARGOLO, Samara de Miranda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-05T14:07:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-05T14:07:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O Movimento Negro Brasileiro em “Identidade e Ação”: Desafios e enfrentamentos para o Ensino de História à luz do Novo Ensino Médio | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918022 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como propósito analisar a Coleção Didática Identidade em Ação, da editora Moderna e aprovada pelo PNLD 2021. O objetivo foi identificar suas perspectivas historiográficas e epistemológicas e os impactos da Reforma do Ensino Médio para o Ensino de História das Relações Étnico-raciais. O termo denominado Epistemologia Social Escolar, discutido por Carmen Gabriel, foi utilizado como referencial teórico para a compreensão da permanência da colonialidade do poder, do saber e do ser nas narrativas sobre o Movimento Negro presentes na referida coleção didática. À vista disso, as categorias “espaço de experiências” e “horizonte de expectativas”, elaboradas por Koselleck, foram mobilizadas para a proposição pedagógica apresentada ao final deste texto: a produção de um jogo de tabuleiro que evidenciou o protagonismo e as experiências do ativismo político do Movimento Negro Contemporâneo na busca por uma sociedade e educação antirracistas. O referido jogo se encontra disponível através do site https://sites.google.com/view/marchazumbi/apresenta%C3%A7%C3%A3o | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2451KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Colonialidade; Ensino de História; Movimento Negro; Reforma do Ensino Médio; Relações Étnico-raciais. | pt_BR |
| Título: dc.title | O Movimento Negro Brasileiro em “Identidade e Ação”: Desafios e enfrentamentos para o Ensino de História à luz do Novo Ensino Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Samara de Miranda Argolo_ProfhistóriaUFRJ.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918022/2/Samara de Miranda Argolo_ProfhistóriaUFRJ.pdfDownload |
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