O Movimento Negro Brasileiro em “Identidade e Ação”: Desafios e enfrentamentos para o Ensino de História à luz do Novo Ensino Médio

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARGOLO, Samara de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-05T14:07:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-05T14:07:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherO Movimento Negro Brasileiro em “Identidade e Ação”: Desafios e enfrentamentos para o Ensino de História à luz do Novo Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918022-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como propósito analisar a Coleção Didática Identidade em Ação, da editora Moderna e aprovada pelo PNLD 2021. O objetivo foi identificar suas perspectivas historiográficas e epistemológicas e os impactos da Reforma do Ensino Médio para o Ensino de História das Relações Étnico-raciais. O termo denominado Epistemologia Social Escolar, discutido por Carmen Gabriel, foi utilizado como referencial teórico para a compreensão da permanência da colonialidade do poder, do saber e do ser nas narrativas sobre o Movimento Negro presentes na referida coleção didática. À vista disso, as categorias “espaço de experiências” e “horizonte de expectativas”, elaboradas por Koselleck, foram mobilizadas para a proposição pedagógica apresentada ao final deste texto: a produção de um jogo de tabuleiro que evidenciou o protagonismo e as experiências do ativismo político do Movimento Negro Contemporâneo na busca por uma sociedade e educação antirracistas. O referido jogo se encontra disponível através do site https://sites.google.com/view/marchazumbi/apresenta%C3%A7%C3%A3opt_BR
Tamanho: dc.format.extent2451KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Colonialidade; Ensino de História; Movimento Negro; Reforma do Ensino Médio; Relações Étnico-raciais.pt_BR
Título: dc.titleO Movimento Negro Brasileiro em “Identidade e Ação”: Desafios e enfrentamentos para o Ensino de História à luz do Novo Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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