Joel Rufino dos Santos: autoria negra de livro didático e Ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSEVERINO, Leandro de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-05T13:52:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-05T13:52:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherJoel Rufino dos Santos: autoria negra de livro didático e Ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918021-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho consiste numa pesquisa sobre autoria negra de livros didáticos de História, como suporte para inventar um currículo de História outro. Objetivou-se problematizar as abordagens tradicionais sobre autoria e trazer para o campo do Ensino de História um estudo que analisa um autor negro de livros didáticos. O objeto foram os livros didáticos de “História do Brasil” publicados por Joel Rufino dos Santos. Na dissertação busquei demonstrar de que forma a autoria negra impacta nas narrativas históricas produzidas sobre a História afro- brasileira. A metodologia se apoiou na análise dos livros a partir dos conceitos currículo, comunidade disciplinar e sujeito em um diálogo com autores pós-estruturalistas e dos Estudos Culturais. A partir da investigação percebemos que as marcas de autoria de Joel já protagonizavam os sujeitos negros de forma atravessada a História do Brasil em 1979, 24 anos antes da aprovação da Lei 10.639/2003. A partir das contribuições de Joel trabalhei em sala de aula uma atividade pedagógica que também abordava a diferença. A proposta realizada na sala de aula, em duas etapas, visou a reflexão sobre autoria de livros didáticos e a produção de biografias negras de figuras de referência da comunidade, as “Vozes negras”. A atividade foi potente para a produção de aprendizagens em História, pois os alunos/as puderam explorar possibilidades de protagonismo de sujeitos para além dos já hegemonizados. Percebi, portanto que a autoria de biografias negras se revelou como potente para colocar em prática a Lei 10.639, bem como, para sustentar a defesa da escola como um terreno fértil para promoção de uma educação radicalmente democrática e antirracista.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.454KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História, Samba-Enredo, Currículo de História, Relações étnicoraciaispt_BR
Título: dc.titleJoel Rufino dos Santos: autoria negra de livro didático e Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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