
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, Aline Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-05T13:25:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-05T13:25:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Sambas-enredo como ferramentas para o ensino de História afro-brasileira | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918020 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho consiste numa pesquisa sobre como os sambas-enredo podem ser ferramentas potentes para o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira, om o objetivo de atender às demandas da Lei 10639/ 2003 e de contribuir na transformação da escola como um espaço para a promoção de uma educação antirracista. Como as escolas de samba surgiram basicamente de comunidades negras, elas guardam as memórias de seus ancestrais e propagam sua história e cultura todos os anos em seus desfiles no Carnaval. Dessa forma, os sambas-enredo são importantes fontes históricas que podem ser usadas nas aulas de História a fim de ampliar os conhecimentos sobre a importância das contribuições do povo negro no Brasil. A proposta pedagógica adotada foi trabalhar com os estudantes, utilizando os sambas-enredo, as contribuições que os povos negros trouxeram para a humanidade, em termos de ciência, cultura e história a partir da perspectiva teórica decolonial, e abordando as seguintes categorias: memória, identidade e enredo. As atividades desenvolvidas com os estudantes geraram resultados positivos, pois os sambas-enredo enriqueceram os estudos sobre História da África e cultura afro-brasileira. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2302 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História, Samba-Enredo, Currículo de História, Relações étnico- raciais | pt_BR |
| Título: dc.title | Sambas-enredo como ferramentas para o ensino de História afro-brasileira | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Aline Silva Ramos_ProfhistóriaUFRJ.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918020/2/Aline Silva Ramos_ProfhistóriaUFRJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons