Sambas-enredo como ferramentas para o ensino de História afro-brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, Aline Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-05T13:25:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-05T13:25:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherSambas-enredo como ferramentas para o ensino de História afro-brasileirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918020-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho consiste numa pesquisa sobre como os sambas-enredo podem ser ferramentas potentes para o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira, om o objetivo de atender às demandas da Lei 10639/ 2003 e de contribuir na transformação da escola como um espaço para a promoção de uma educação antirracista. Como as escolas de samba surgiram basicamente de comunidades negras, elas guardam as memórias de seus ancestrais e propagam sua história e cultura todos os anos em seus desfiles no Carnaval. Dessa forma, os sambas-enredo são importantes fontes históricas que podem ser usadas nas aulas de História a fim de ampliar os conhecimentos sobre a importância das contribuições do povo negro no Brasil. A proposta pedagógica adotada foi trabalhar com os estudantes, utilizando os sambas-enredo, as contribuições que os povos negros trouxeram para a humanidade, em termos de ciência, cultura e história a partir da perspectiva teórica decolonial, e abordando as seguintes categorias: memória, identidade e enredo. As atividades desenvolvidas com os estudantes geraram resultados positivos, pois os sambas-enredo enriqueceram os estudos sobre História da África e cultura afro-brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2302 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História, Samba-Enredo, Currículo de História, Relações étnico- raciaispt_BR
Título: dc.titleSambas-enredo como ferramentas para o ensino de História afro-brasileirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons