Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAGAS, HÁVNER GIRÃO DE MOURA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-03T12:39:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-03T12:39:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | HÁVNER GIRÃO DE MOURA CHAGAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917963 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as gravuras rupestres como recurso metodológico propício para fomentar experiências pedagógicas, que promovam a construção do conhecimento histórico e a compreensão da trajetória histórica dos povos originários que habitaram a região do Vale do Jaguaribe, estado do Ceará, Brasil. O estudo foi desenvolvido com base no levantamento preliminar de referenciais bibliográficos de natureza arqueológica e do campo do Ensino de História. A base teórica que orientou a leitura dessa bibliografia e o desenvolvimento da proposta didática, foi a perspectiva de uma Nova Educação Patrimonial (Gil, 2020; Scifoni, 2017; Barcelos, 2016). Na esteira dessa perspectiva teórica, as situações de ensino executadas e a sequência didática a partir delas elaborada, seguiu a abordagem das metodologias ativas baseadas em pesquisa (Oliveira, M. 2017; Silva, 2021). Os resultados indicaram que as primeiras experiências com o uso de gravuras rupestres como instrumento didático no ensino da História dos povos indígenas do Vale do Jaguaribe, mostraram-se promissoras, promovendo a aprendizagem ativa e crítica sobre patrimônio cultural, identidade e diversidade. Ao integrar educação patrimonial, ensino de História e Arqueologia, essa abordagem interdisciplinar tem potencial para desenvolver habilidades cognitivas e interpretativas nos estudantes, alinhadas às competências da BNCC para Ciências Humanas. Contudo, os resultados preliminares demonstram que essa proposta, demanda mais estudos para sua efetiva implementação e disseminação no contexto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,88MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | gravuras rupestres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | AS GRAVURAS RUPESTRES COMO RECURSO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA NO VALE DO JAGUARIBE, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO/TESE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Havner Girao.pdf | 7,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917963/4/Havner Girao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons