AS GRAVURAS RUPESTRES COMO RECURSO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA NO VALE DO JAGUARIBE, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uernpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCHAGAS, HÁVNER GIRÃO DE MOURA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-03T12:39:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-03T12:39:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
identificador: dc.identifier.otherHÁVNER GIRÃO DE MOURA CHAGASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917963-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar as gravuras rupestres como recurso metodológico propício para fomentar experiências pedagógicas, que promovam a construção do conhecimento histórico e a compreensão da trajetória histórica dos povos originários que habitaram a região do Vale do Jaguaribe, estado do Ceará, Brasil. O estudo foi desenvolvido com base no levantamento preliminar de referenciais bibliográficos de natureza arqueológica e do campo do Ensino de História. A base teórica que orientou a leitura dessa bibliografia e o desenvolvimento da proposta didática, foi a perspectiva de uma Nova Educação Patrimonial (Gil, 2020; Scifoni, 2017; Barcelos, 2016). Na esteira dessa perspectiva teórica, as situações de ensino executadas e a sequência didática a partir delas elaborada, seguiu a abordagem das metodologias ativas baseadas em pesquisa (Oliveira, M. 2017; Silva, 2021). Os resultados indicaram que as primeiras experiências com o uso de gravuras rupestres como instrumento didático no ensino da História dos povos indígenas do Vale do Jaguaribe, mostraram-se promissoras, promovendo a aprendizagem ativa e crítica sobre patrimônio cultural, identidade e diversidade. Ao integrar educação patrimonial, ensino de História e Arqueologia, essa abordagem interdisciplinar tem potencial para desenvolver habilidades cognitivas e interpretativas nos estudantes, alinhadas às competências da BNCC para Ciências Humanas. Contudo, os resultados preliminares demonstram que essa proposta, demanda mais estudos para sua efetiva implementação e disseminação no contexto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,88MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectgravuras rupestrespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Título: dc.titleAS GRAVURAS RUPESTRES COMO RECURSO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA NO VALE DO JAGUARIBE, ESTADO DO CEARÁ, BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - Profhistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO/TESEpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons