CADERNO DE ATIVIDADES PARA ENSINAR RAZÃO E PROPORÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, TATIANE TENÓRIO-
Autor(es): dc.contributor.authorSÁ, PEDRO FRANCO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-01T09:33:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-01T09:33:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de atividades para ensinar razão e proporção-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917956-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação – PPGEM, da Universidade do Estado do Pará – UEPA, que tem como título Ensino de razão e proporção por meio de atividades experimentais, sob a orientação do Prof.º Dr. Pedro Franco de Sá. O caderno de atividades para ensinar razão e proporção é resultado de uma pesquisa que buscou analisar possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada em atividades experimentais para o ensino de razão e proporção sobre o aprendizado de resolução de problemas de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Cabe a nós ressaltar que este material, foi aplicado e validado, positivo, mas pode ser utilizado por quem interessar e adaptado de acordo com as necessidades de ensino. Neste caderno, sugerimos uma sequência de atividades de ensino voltados a prática profissional dos docentes de matemática, para que melhore ainda mais a prática docente em relação ao ensino de razão e proporção. Para elaborarmos as sequências de atividades nós nos apoiamos nas orientações da Metodologia de Ensino – Ensino por Atividades Experimentais (EMAE) de Sá (2019 e 2020); Mafra e Sá (2023). Para elaborarmos esse caderno de atividades levamos em consideração nossa experiência profissional como docente do ensino fundamental – anos finais de escola pública ao percebermos a ineficácia no ensino de matemática em atingir o aprendizado de uma parcela maior dos educandos e incluir o conteúdo de razão e proporção como prioridade no ensino da educação básica, pois, mesmo que a BNCC já a tenha incluído em sua normativa como conhecimento básico que o aluno deva adquirir, nem sempre ocorre, seja por falta de tempo, pelo não domínio do conteúdo, pela falta de metodologia de ensino ou crença de não relevância do objeto matemático em pauta-
Tamanho: dc.format.extent2991-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didática-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectRazão e proporção-
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES PARA ENSINAR RAZÃO E PROPORÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais