ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, TATIANE TENÓRIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-01T09:27:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-01T09:27:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Razão e Proporção por meio de Atividades Experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917955-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo analisar possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino por atividades experimentais de Sá e Mafra para o ensino de razão e proporção sobre o aprendizado de resolução de problemas de estudantes do 9º ano do ensino fundamental Utilizamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Michele Artigue, constituída em etapas metodológicas, a qual temos: a 1ª fase, análises prévias, onde apresentaremos como se deu a escolha do objeto matemático, referenciais teóricos que fundamentam e conceituam a teoria da atividade, o ensino por atividades experimentais, a teoria dos registros de representação semiótica, resolução de problemas, a taxonomia de Bloom, os aspectos: históricos; matemáticos e curriculares, estudos sobre o ensino-aprendizagem de razão e proporção. Na 2ª fase, concepção e análise a priori, apresenta a sequência de atividades experimentais compostas por 13 atividades de ensino, sugerida para a fase da experimentação que foi aplicada em outubro e novembro de 2023 para 32 estudantes do nono ano do ensino fundamental, em uma escola da rede de ensino pública de Novo RepartimentoPará. Ainda apresenta o pré-teste e pós-teste, bem como as análises a priori de todas as questões dos testes e de cada atividade da sequência, além das expectativas para as análises a posteriori em relação aos testes e cada uma das atividades, na 3ª fase, a experimentação, está descrito como ocorreu a experimentação e apresenta os dados observados. E por fim a última fase – 4ª fase, a análise a posteriori e validação, comparamos as análises a priori com os resultados da experimentação, e os resultados encontrados do desempenho dos estudantes nas atividades foram positivos, em relação ao desempenho nos testes os resultados do pré-teste foram insuficientes, entretanto os resultados do pós-teste foram satisfatórios. Os erros mais comuns evidenciados na resolução das situações problemas do teste, decorreu de erros procedimentais e de atenção. E o tempo da aplicação das atividades mostrou que a tendência é de uma diminuição deste tempo em atividades com as mesmas características. Tendo, portanto, o ensino de matemática por atividades experimentais efeitos positivos, pois possibilitou o amadurecimento cognitivo em relação ao conteúdo de razão e proporção, favorecendo a motivação, estimulando a elaboração de reflexões, a autoconfiança na resolução de situações/problemas por meio de redescoberta seja em grupo ou individualmente. As atividades da sequência didática aplicadas em sala de aula e validadas experimentalmente e pela banca avaliadora desta pesquisa, tornaram-se um produto educacional, intitulado “caderno de atividades para ensinar razão e proporção”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7463pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Razão e Proporçãopt_BR
Título: dc.titleENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais