Ressignificação das terminologias no ensino de história: Educação antirracista por intermédio do letramento racial na perspectiva interseccional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Bruno Henrique Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-26T21:40:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-26T21:40:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Bruno de Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917880-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo oportunizar um debate mais profundo a respeito de práticas cotidianas racistas, que entrecruza história, educação e linguagem dentro do Ensino de História a partir de um estudo de caso, na cidade de Água Boa -MT. Para tanto, será problematizado termos ultrapassados, substanciados por versões preconceituosas, superficiais e vagas oriundas de opiniões particulares ligadas a estereótipos, racistas e naturalização das desigualdades sociais. Dentro desse ponto de vista, será dado enfoque a historicização das terminologias como estratégia educativa nas relações sociais dentro da escola. A pesquisa irá propor o letramento racial como opção de intervenção nas questões etnicas presentes nas relações de poder e na produção de conhecimento em prol de uma educação antirracista numa perspectiva interseccional que contribua com as práticas pedagógicas como forma de prevenção, conscientização e resolução de problemas cotidianos em relação aos resquícios de uma sociedade escravocrata e consequentemente racista. Por fim, a pesquisa terá como produto um dicionário de Conceitos Históricos de cunho antirracista com ênfase à ressignificação e adequação das terminologias no Ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,98 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, letramento racial, educação antirracista e perspectiva interseccional.pt_BR
Título: dc.titleRessignificação das terminologias no ensino de história: Educação antirracista por intermédio do letramento racial na perspectiva interseccionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons