Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rivellini, Maria de Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-24T22:58:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-24T22:58:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_ mfosrivellini | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917855 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino da filosofia é uma das maneiras mais efetivas de se construir sujeitos mais críticos e atuantes, sendo a sua introdução o mais precoce possível cada vez mais defendida. Dentro dessa perspectiva o município de Pacatuba, localizado na região metropolitana de Fortaleza, se destaca ao ser um dos pioneiros na oferta dessa disciplina para os anos finais do ensino fundamental em suas escolas. Serão assim, apresentadas aulas realizadas ao longo do ano letivo, para as turmas de 9º ano, apresentando um total de 20 aulas. objetivo geral apresentar práticas exitosas desenvolvidas em duas turmas de 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Mirtes Holanda do Vale. E como objetivos específicos: apresentar as metodologias utilizadas nas aulas com o objetivo da plena participação do aluno e a construção de sua visão crítica; averiguar a receptividade desses alunos acerca das metodologias implementadas; e desenvolver uma proposta de eletiva de ensino da filosofia voltada para crianças, como produto do mestrado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,43 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | práticas exitosas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Título: dc.title | RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA FILOSOFIA NO MUNICÍPIO DE PACATUBA - CEARÁ: PRÁTICAS EXITOSAS DESENVOLVIDAS NO 9º ANO DA ESCOLA PROFESSORA MARIA MIRTES HOLANDA DO VALE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2024_dis_ mfosrivellini.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917855/2/2024_dis_ mfosrivellini.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons